Campanha saúde na estrada: avaliação do padrão de consumo de álcool e do estresse

Autores

  • Natalia Priolli Jora Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Thais Roberto Magalhães Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Josélia Benedita Carneiro Domingos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Sandra Cristina Pillon Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.5526

Palavras-chave:

Bebidas alcoólicas, Estresse, Condução de veículo.

Resumo

O uso do álcool e o estresse são temas complexos e muito pouco explorados. O objetivo do estudo foi identificar o uso de álcool e os níveis de estresse entre participantes de uma campanha de saúde na estrada. A pesquisa foi realizada em abril de 2008, em uma rodovia de Ribeirão Preto-SP. O desenho metodológico é do tipo descritivo da abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas fechadas sobre o uso do álcool, os motivos para o seu consumo e os sintomas do estresse. A amostra foi composta por 91,2% participantes da campanha, que em maioria era do sexo masculino, adultos, de cor branca, casados/amasiados, com baixo nível de escolaridade, motoristas de caminhão, católicos e procedentes da região Sudeste. Em relação ao uso do álcool, 71,2% fizeram ou fazem uso de bebidas alcoólicas. Um terço afirmou que a razão para o consumo de bebida alcoólica foi o relaxar e 15% apresentaram níveis de estresse aumentado. Dentre os principais sintomas, os problemas familiares, os físicos e os financeiros foram os mais assinalados. Conclui-se que a identificação precoce de ambos os problemas é fundamental para que ações preventivas efetivas possam ser planejadas a essa população.

Descritores: Bebidas alcoólicas; Estresse; Condução de veículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Priolli Jora, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira. Ex-bolsista PIBIC-CNPq. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da (PEP) da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP.

 

Thais Roberto Magalhães, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira. Ex-bolsista PIBIC-CNPQ. Ribeirão Preto, SP.

 

Josélia Benedita Carneiro Domingos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Doutoranda no PEP/EERP/USP. Ribeirão Preto, SP.

 

Sandra Cristina Pillon, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira. Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

08/04/2010

Como Citar

1.
Jora NP, Magalhães TR, Domingos JBC, Pillon SC. Campanha saúde na estrada: avaliação do padrão de consumo de álcool e do estresse. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 8º de abril de 2010 [citado 19º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5526

Edição

Seção

Artigo Original