Utilização de equipamentos de segurança entre vítimas de acidentes no município de Uberaba-MG

Autores

  • Debora Prudencio e Silva
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Suzel Regina Ribeiro Chavaglia Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.5482

Palavras-chave:

Acidentes de trânsito, Ferimentos e lesões, Cintos de segurança, Enfermagem em emergência.

Resumo

Acidentes de trânsito correspondem à terceira causa de mortalidade no mundo. Estudo retrospectivo, com objetivo de identificar os equipamentos de segurança utilizados pelas vítimas de acidentes e os principais tipos de lesões ocorridas. Os dados foram coletados das fichas de atendimento pré-hospitalar do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, do município de Uberaba-MG, relativos ao período de junho/2006 a junho/2007 e foram analisados segundo estatística descritiva. A maioria das vítimas 69,77% era do sexo masculino e idade média de 30,44 anos. Observou-se que 50,70% foram acidentes motociclísticos. A maioria 66,10% apresentou escoriações. Nos acidentes automobilísticos, 25,94% utilizavam o cinto de segurança e 0,63% tiveram o air bag acionado, enquanto nos acidentes motociclísticos 68,32% faziam uso do capacete. Conclui-se que na maioria dos acidentes automobilísticos não utilizava o cinto de segurança embora seja equipamento de uso obrigatório, enquanto observa-se maior adesão ao uso de capacete. Enfatiza-se a necessidade de implementação de novos programas de educação que foquem a importância do uso de equipamentos de segurança contribuindo assim para a redução de lesões nos acidentes de trânsito.

Descritores: Acidentes de trânsito; Ferimentos e lesões; Cintos de segurança; Enfermagem em emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Prudencio e Silva

Enfermeira. Uberaba, MG.

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do CGE/UFTM. Uberaba, MG. 

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Silva DP e, Barbosa MH, Chavaglia SRR. Utilização de equipamentos de segurança entre vítimas de acidentes no município de Uberaba-MG. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 25º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5482

Edição

Seção

Artigo Original