Violência contra à mulher: avaliação do jogo “caixa de pandora” como ferramenta de aprendizagem

Autores

  • Mariana Nunes Montenegro https://orcid.org/0000-0001-6988-3970
  • Pollyana Araújo da Silva
  • Jackeline Abílio de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Tereza de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Liliane dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Luana Rodrigues de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.54108

Resumo

Objetivou-se avaliar as potencialidades de um jogo de computador, Caixa de Pandora,como ferramenta de apoio ao aprendizado de estudantes de enfermagem sobre o tema da violência contra a mulher. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada com 62 estudantes do curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. Foi aplicado um questionário para analisar a abordagem ao problema da violência e o impacto do gameno processo ensino-aprendizado. Analisou-se as respostas sobre o impacto do jogo e sua aceitação através da estatística descritiva. Os resultados mostraram que o jogo motivou a reflexão e favoreceu a construção de novos conhecimentos e a aprendizagem do público alvo. Conclui-se que o jogo se apresentou como uma ferramenta potente para ser utilizada no processo de ensino e formação de estudantes de saúde, especificamente os da enfermagem, sobre o tema da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Nunes Montenegro

Enfermeira. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: mariananunesmontenegro@gmail.com.

Pollyana Araújo da Silva

Enfermeira. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: polly_bustamante@hotmail.com.

Jackeline Abílio de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Modelos de Decisão e Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde, nível Doutorado, da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: jackabilio@yahoo.com.br.

Ana Tereza de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: anaterezaprof@gmail.com.

Liliane dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Cientista da Computação, Doutora em Engenharia Elétrica. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: liliane@di.ufpb.br.

Luana Rodrigues de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Modelos de Decisão e Saúde. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: luanaralmeida02@gmail.com.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Montenegro MN, Silva PA da, Souza JA de, Medeiros AT de, Machado L dos S, Almeida LR de. Violência contra à mulher: avaliação do jogo “caixa de pandora” como ferramenta de aprendizagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/54108

Edição

Seção

Artigo Original