Participação do acompanhante na humanização do parto e sua relação com a equipe de saúde

Autores

  • Cristiane Silva Mendonça Longo Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Geral de Goiânia
  • Lourdes Maria Silva Andraus Universidade Federal de Goiás
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5266

Palavras-chave:

Parto humanizado, Humanização da assistência, Acompanhantes de pacientes, Enfermagem obstétrica.

Resumo

A humanização é entendida como responsabilização mútua entre serviços de saúde e a comunidade e consiste em acolhimento e resolutividade. O objetivo deste artigo foi refletir sobre a participação do acompanhante na humanização do parto e nascimento e sobre a sua interface com a equipe de saúde. Reflexão baseada na experiência dos pesquisadores e na literatura atualizada. Organizou-se o texto com abordagem nas temáticas: a participação do acompanhante na humanização do parto e nascimento e o acompanhante no processo de parturição e sua interface com a equipe de saúde. O atendimento humanizado é importante para que o parto seja uma experiência satisfatória e segura para a mulher e seu filho. Entre as medidas do parto humanizado destaca-se o direito da mulher decidir pelo parto natural e de ser acompanhada durante o processo de parturição. A relação entre o acompanhante e a equipe de saúde é complexa, dada a limitação de sua participação no contexto do parto. Trata-se de processo em construção, envolvendo aspectos físico-ambientais das instituições de saúde, qualificação dos profissionais de saúde e da própria cultura das usuárias, que mantém muito arraigada a atitude submissa diante de seus direitos como cidadãs.

Descritores: Parto humanizado; Humanização da assistência; Acompanhantes de pacientes; Enfermagem obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Silva Mendonça Longo, Secretaria de Estado da Saúde, Hospital Geral de Goiânia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Hospital Geral de Goiânia, Secretaria de Estado da Saúde. Goiânia, GO, Brasil.

Lourdes Maria Silva Andraus, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.

Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Longo CSM, Andraus LMS, Barbosa MA. Participação do acompanhante na humanização do parto e sua relação com a equipe de saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 28º de maio de 2022];12(2):386-91. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5266

Edição

Seção

Artigo de Atualização