Entre erros e acertos: promovendo a segurança do paciente a partir da insegurança noticiada

Autores

  • Elaine Cristina Novatzki Forte Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Elvira Pires de Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Maria Itayra Coelho de Souza Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dulcinéia Ghizoni Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • Letícia de Lima Trindade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.52539

Resumo

Estudo qualitativo, documental, interpretativo, com coleta de dados realizada em jornais de dois países, com o objetivo de interpretar o modo como as notícias sobre erros de enfermagem na mídia podem contribuir para a compreensão das questões relacionadas à segurança do paciente. Realizada análise hermenêutica com base no Processo de Trabalho e na Teoria do Agir Comunicativo, com auxílio do software Atlas.ti. Resultaram três categorias temáticas que permitiram compreender os problemas relacionados ao financiamento da saúde, às oportunidades de proporcionar a compreensão do problema à sociedade e às possibilidades de representar e fortalecer a identidade profissional. Conclui-se que os meios de comunicação podem ser importantes aliados da enfermagem na busca por melhores condições de trabalho e para dar visibilidade à problemática em si e ao subfinanciamento da saúde, pois as notícias permitem aproximações e distanciamentos, se inseridas no contexto histórico, político e social dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Novatzki Forte, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem - Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem. Professor Substituto da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: naneforte@yahoo.com.br.

Denise Elvira Pires de Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Ciências Sociais. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: piresdp@yahoo.com.

Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins, Escola Superior de Enfermagem do Porto

Enfermeira, Doutora em Ciências de Enfermagem. Docente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto. Porto, Portugal. Email: mmartins@esenf.pt.

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: itayra.padilha@ufsc.br.

Dulcinéia Ghizoni Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: dulcineia.schneider@ufsc.br.

Letícia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: letrindade@hotmail.com.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Forte ECN, Pires DEP de, Martins MMFP da S, Padilha MIC de S, Schneider DG, Trindade L de L. Entre erros e acertos: promovendo a segurança do paciente a partir da insegurança noticiada. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/52539

Edição

Seção

Artigo Original