Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em profissionais de enfermagem de um hospital universitário

Autores

  • João Renan Silva de Freitas Universidade Federal do Rio Grande, Faculdade de Medicina
  • Wilson Danilo Lunardi Filho Universidade Federal do Rio Grande
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande
  • Kênia da Silva Santos de Freitas Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.5240

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Transtornos traumáticos cumulativos, Enfermagem do trabalho

Resumo

Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) representam o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais em nosso país. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas e de exames físicos e complementares, junto a trabalhadores de enfermagem de um Hospital Universitário. Teve como objetivos: verificar a ocorrência de DORT entre os membros da equipe de enfermagem; identificar os sintomas de DORT mais frequentes entre esses profissionais; identificar as regiões do corpo que mais freqüentemente são afetadas; verificar o número de dias não trabalhados em decorrência dos DORT, no período de janeiro de 2005 a outubro de 2006; identificar as características (sexo, categoria profissional e setor de trabalho) dos adoecidos. Dos vinte e um trabalhadores com queixas osteomusculares, no período de 1º de janeiro de 2005 a outubro de 2006, identificados com base em dados fornecidos pela chefia do Serviço de Enfermagem, quinze aceitaram participar da pesquisa e seis não participaram, sem apresentar os motivos. Os resultados evidenciaram que auxiliar de enfermagem e técnico de enfermagem foram as categorias acometidas por DORT, sendo todos do sexo feminino, oito auxiliares de enfermagem e sete técnicas de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Renan Silva de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Faculdade de Medicina

Médico. Mestre em Enfermagem. Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS. E-mail: jorrenan@yahoo.com.br.

Wilson Danilo Lunardi Filho, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado II do curso de Enfermagem da FURG. Rio Grande, RS. E-mail: lunardifilho@terra.com.br.

Valéria Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado II do curso de Enfermagem da FURG. Rio Grande, RS. E-mail: vlunardi@terra.com.br.

Kênia da Silva Santos de Freitas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Erechim. Erechim, RS. E-mail: keniaf@uricer.edu.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Freitas JRS de, Lunardi Filho WD, Lunardi VL, Freitas K da SS de. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em profissionais de enfermagem de um hospital universitário. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];11(4):904-11. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5240

Edição

Seção

Artigo Original