Sistemas de informação hospitalar no âmbito do SUS: revisão integrativa de pesquisas

Autores

  • Carolina Lemos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Lucieli DP Chaves Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Lídia de Castro Sajioro Azevedo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i1.5233

Palavras-chave:

Sistemas de Informação Hospitalar, Sistema Único de Saúde, Hospitalização, Organização e Administração, Enfermagem.

Resumo

O uso de sistemas de informação hospitalar constitui-se importante ferramenta gerencial. Com objetivo de identificar e analisar, produção científica sobre sistemas de informação hospitalar, no período de 1988-agosto/2009, foi realizada esta revisão integrativa. Os dados foram coletados em bases eletrônicas (LILACS, MEDLINE e BDENF), registrados em instrumento específico, a população de estudo totalizou 31 artigos. Por similaridade de conteúdo os artigos foram agrupados em: perfil epidemiológico/demográfico de internações (51,6%); análise da qualidade da informação (25,9%) e aspectos organizacionais dos serviços hospitalares (22,6%). Os resultados evidenciam o potencial de uso de bancos de dados de abrangência nacional, com enfoque administrativo ou epidemiológico como importante fonte de informação sobre a ocorrência de internações, eventos e agravos à saúde, com a vantagem da cobertura de todas as regiões do país e a desvantagem da baixa qualidade da informação decorrente da impossibilidade de nivelar as diferenças locais de recursos materiais e humanos que manuseiam estes bancos de dados. Consta apenas uma publicação em periódico de enfermagem, evidenciando a baixa adesão dos enfermeiros na investigação desta temática, que é bastante pertinente, uma vez que permite acompanhar as tendências/perspectivas das internações, fornecendo subsídios para a organização de recursos humanos/materiais/espaço físico necessários para a atenção hospitalar.

Descritores: Sistemas de Informação Hospitalar; Sistema Único de Saúde; Hospitalização; Organização e Administração; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lemos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Aluna do 6º semestre do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP. São Sebastião do Paraíso, MG.

Lucieli DP Chaves, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Orientadora da pesquisa. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP.

Ana Lídia de Castro Sajioro Azevedo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda do Programa de Enfermagem Fundamental da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

09/04/2010

Como Citar

1.
Lemos C, Chaves LD, Azevedo AL de CS. Sistemas de informação hospitalar no âmbito do SUS: revisão integrativa de pesquisas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de abril de 2010 [citado 19º de maio de 2022];12(1). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5233

Edição

Seção

Artigo de Revisão