Atuação dos enfermeiros ante aos direitos dos pacientes: tomada de decisão, identidade e autonomia pessoal

Autores

  • Andreia Alves Ramos Rede Sarah Hospitais de Reabilitação http://orcid.org/0000-0001-6375-8693
  • Luciana Neves da Silva Bampi Universidade de Brasília
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.52105

Resumo

Estudo que objetivou verificar a percepção dos enfermeiros acerca de sua atuação ante os direitos dos pacientes, considerando os fundamentos: tomada de decisão, identificação do paciente e autonomia pessoal. Estudo quantitativo, descritivo-observacional e transversal, realizado num Hospital Universitário de Brasília-DF. Dados foram coletados a partir da aplicação de instrumento específico para o objetivo proposto já validado, a 128 enfermeiros. Realizada análise estatística descritiva e teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon. Verificou-se que os enfermeiros perceberam-se atuando em defesa dos direitos dos pacientes em todos os fundamentos analisados sendo a autonomia pessoal o mais exercido e o favorecimento de informações para a tomada de decisão como o menos exercido. O estudo viabilizou a verificação de quais fundamentos do respeito aos direitos dos pacientes são percebidos como mais respeitados, além de produzir questionamento acerca do conhecimento teórico que os enfermeiros possuem sobre os conceitos e a aplicação destes fundamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Alves Ramos, Rede Sarah Hospitais de Reabilitação

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Rede Sarah Hospitais de Reabilitação. Brasília, DF, Brasil. E-mail: ramos.andreiaalves@gmail.com.

Luciana Neves da Silva Bampi, Universidade de Brasília

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil. E-mail: lbampi@unb.br.

Valéria Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: vlunardi@terra.com.br.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Ramos AA, Bampi LN da S, Lunardi VL. Atuação dos enfermeiros ante aos direitos dos pacientes: tomada de decisão, identidade e autonomia pessoal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];20:v20a54. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/52105

Edição

Seção

Artigo Original