Vivências e sentimentos do cuidador familiar do paciente oncológico em cuidados paliativos

Autores

  • Aline Inocenti Universidade Estadual de Londrina
  • Inês Gimenes Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Inocenti Miasso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11i4.5197

Palavras-chave:

Saúde da família, Oncologia, Assistência paliativa, Assistência Domiciliar

Resumo

O câncer e seu tratamento exercem grande influência sobre os pacientes e seus familiares. Esse estudo buscou conhecer a vivência e sentimentos do cuidador familiar do paciente oncológico em cuidados paliativos. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, na qual participaram seis cuidadores familiares de portadores de câncer em cuidados paliativos, vinculados ao Sistema de Internação Domiciliar de Londrina/Paraná. Os dados foram coletados no período de junho a agosto de 2008, por meio da entrevista semi-estruturada gravada. Utilizou-se a Análise Temática de Conteúdo de Bardin para categorizar os discursos coletados. As categorias evidenciadas foram a Trajetória do cuidador frente à doença terminal e a Percepção do cuidador acerca da situação, com as subcategorias: Do diagnóstico aos cuidados paliativos no domicílio; Câncer como sinônimo de morte e sofrimento; Mudanças no cotidiano do cuidador; Dependência e infantilização do doente; Morte como vontade de Deus e Sentimentos frente ao sofrimento. Os resultados apontam para a importância de os profissionais da saúde considerarem paciente e cuidador como unidade de cuidado, pois o cuidador familiar constitui peça fundamental na fase final da doença e está sujeito a sentimentos como medo, angústia e impotência diante da proximidade da morte da pessoa à qual direciona os cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Inocenti, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR. E-mail: inocenti@hotmail.com.

Inês Gimenes Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Docente da UEL. Londrina, PR. E-mail: igr@uel.br.

Adriana Inocenti Miasso, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP/USP. Ribeirão Preto, SP. E-mail: amiasso@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2009

Como Citar

1.
Inocenti A, Rodrigues IG, Miasso AI. Vivências e sentimentos do cuidador familiar do paciente oncológico em cuidados paliativos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2009 [citado 27º de maio de 2022];11(4):858-65. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5197

Edição

Seção

Artigo Original