Análise de conceito da vulnerabilidade ao HIV/aids em mulheres profissionais do sexo

Autores

  • Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Milenna Azevedo Minhaqui Ferreira Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Brenda Feitosa Lopes Rodrigues
  • Thayná Dias dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.49546

Palavras-chave:

HIV, Mulheres, Profissionais do Sexo, Formação de Conceito, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o conceito de vulnerabilidade ao Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em mulheres profissionais do sexo. Seguiram-se as oito etapas do modelo proposto por Walker e Avant, quais sejam: seleção do conceito; objetivos da análise conceitual; identificação dos possíveis usos do conceito; determinação dos atributos definidores; identificação do caso modelo; identificação de caso adicional (contrário); identificação de antecedentes e consequentes; e definição de referenciais empíricos. Os 36 estudos selecionados mostraram que o conceito elaborado para vulnerabilidade a essas enfermidades em mulheres profissionais do sexo envolveu aspectos sociais, econômicos, de saúde prévia, individuais, direitos, acessibilidade, gestão e relacionados ao parceiro. Os antecedentes foram: educação/analfabetismo; necessidade financeira; Infecções Sexualmente Transmissíveis. Consequentes: isolamento social, Infecção ao Vírus da Imunodeficiência Humana e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O estudo contribuiu fortalecendo o corpo científico da enfermagem, subsidiando o desenvolvimento de tecnologias de prevenção dessas enfermidades voltadas para essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Cláudia Freire de Araújo Patrício, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: claudia.freirearaujo@gmail.com.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: rirosendo@hotmail.com.

Milenna Azevedo Minhaqui Ferreira, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: milenna_minhaqui@hotmail.com.

Brenda Feitosa Lopes Rodrigues

Enfermeira. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: lopes_brenda@outlook.com.

Thayná Dias dos Santos

Enfermeira. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: thaynaadds@hotmail.com.

Publicado

31/12/2018

Edição

Seção

Artigo de Revisão