Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH): confiabilidade interobservadores na avaliação de úlceras venosas

Autores

  • Gabriela Rodrigues Alves
  • Suelen Gomes Malaquias Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Maria Márcia Bachion Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.49411

Palavras-chave:

Cicatrização, Reprodutibilidade dos Testes, Úlcera Varicosa, Avaliação em Enfermagem

Resumo

Objetivou-se avaliar a confiabilidade interobservadores da Pressure Ulcer Scale for Healing(PUSH), em pacientes com úlceras venosas. Trata-se de pesquisa metodológica, realizada em salas de curativos de unidades ambulatoriais de saúde, no período de junho de 2016 a agosto de 2017. Participaram 10 enfermeiras, que realizaram 46 observações em 35 lesões. Cada observação foi realizada por uma enfermeira de referência para a avaliação considerada padrão ouro e duas enfermeiras participantes da pesquisa como sujeito. Para análise de concordância, utilizou-se o índice Kappa e coeficiente de correlação intraclasse. Valores de Kappa das subescalas variaram de 0,6 a 0,85 (p<0,001). Houve concordância interobservador muito boa para “área” e “quantidade exsudato” e boa para “tipo de tecido” e “escore total”. Os coeficientes de correlação intraclasse foram > 0,9 o que indica excelente confiabilidade. Conclui-se que a PUSH apresenta confiabilidade interobservador satisfatória para avaliação de úlceras venosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Alves

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. E-mail: gabrielarodriguesalves@gmail.com.

Suelen Gomes Malaquias, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: sgmalaquias@gmail.com.

Maria Márcia Bachion, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: mbachion@gmail.com.

Publicado

19/12/2018

Como Citar

1.
Rodrigues Alves G, Gomes Malaquias S, Bachion MM. Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH): confiabilidade interobservadores na avaliação de úlceras venosas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 19º de dezembro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];20:v20a33. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/49411

Edição

Seção

Artigo Original