Cuidados de Enfermagem na prevenção do tromboembolismo venoso: revisão integrativa

Autores

  • Milara Barp Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas
  • Viviane Santos Mendes Carneiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Kelle Vanessa Alvares Amaral Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Valéria Pagotto Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Suelen Gomes Malaquias Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.48735

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Tromboembolia Venosa, Prevenção de Doenças, Enfermagem Baseada em Evidências

Resumo

Este estudo buscou identificar na literatura científica quais os cuidados de enfermagem na prevenção do Tromboembolismo Venoso (TEV) em pacientes hospitalizados.Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Public/Publish Medline(PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Incluíram-se estudos em inglês, espanhol e português, publicados entre 2006-2016, que apresentassem ações de Enfermagem na prevenção do TEV nos pacientes hospitalizados, para a localização dos estudos utilizou-se o cruzamento dos termos “cuidados de enfermagem”, “prevenção” e “tromboembolismo venoso”. Predominaram os cuidados de enfermagem na prevenção do TEV categorizados em “implementação da avaliação do risco de TEV”, “intervenções mecânicas e físicas” e “ensino ao paciente sobre TEV”.  Esses achados podem contribuir para sistematização da assistência de enfermagem pela ampliação e direcionamento das possibilidades de cuidados, além de favorecer autonomia do enfermeiro, subsidiar pesquisas de validação e reforçar a implementação de Enfermagem Vascular como área de especialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milara Barp, Universidade Federal de Goiás, Hospital das Clínicas

Enfermeira, Especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: milarabarp@hotmail.com.

Viviane Santos Mendes Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, nível Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: vsm.mendes@gmail.com.

Kelle Vanessa Alvares Amaral, Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: kellealvares@gmail.com.

Valéria Pagotto, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: valeriapagotto@gmail.com.

Suelen Gomes Malaquias, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail:  sgmalaquias@gmail.com.

Publicado

16/08/2018

Como Citar

1.
Barp M, Carneiro VSM, Amaral KVA, Pagotto V, Malaquias SG. Cuidados de Enfermagem na prevenção do tromboembolismo venoso: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 16º de agosto de 2018 [citado 22º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/48735

Edição

Seção

Artigo de Revisão