Associação entre consumo de álcool no padrão binge e tabaco em estudantes de enfermagem

Autores

  • Barbara de Oliveira Prado Sousa http://orcid.org/0000-0001-5979-3795
  • André Luiz Thomaz de Souza Faculdades Integradas do Vale do Ribeira
  • Dival Cubas Junior Faculdades Integradas do Vale do Ribeira
  • Gabriela Fulan e Silva Faculdades Integradas do Vale do Ribeira
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Sandra Cristina Pillon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.48611

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool, Bebedeira, Uso de Tabaco

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar o uso de álcool no padrão bingee a sua associação com o tabaco em estudantes de enfermagem. Estudo transversal desenvolvido com 182 estudantes. Foi utilizado formulário informações sociodemográficas, (AUDIT C) e (FTND). Dos participantes, 48,9% foram classificados no padrão binge drinking e 6% eram fumantes. Constatou-se que o binge esteve associado à frequência de uso de álcool, a dose de consumo e a frequência de uso de cinco ou mais doses em uma única ocasião. Além disso, esse padrão de consumo associou-se ao tempo de fumar após acordar, número de cigarros diários, consumo matutino, fumar em qualquer hora do dia, situações de proibição e casos de doença. A prática de binge esteve associada à frequência e à dose de consumo de álcool, assim como ao tabaco, porém, essa conclusão pode não retratar a realidade brasileira por se tratar de uma população específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara de Oliveira Prado Sousa

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: barbaraprado89@hotmail.com.

André Luiz Thomaz de Souza, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Enfermeiro. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Registro, SP, Brasil E-mail: alfenas2@hotmail.com.

Dival Cubas Junior, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem na Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Registro, SP, Brasil E-mail: junior.cubas@hotmail.com.

Gabriela Fulan e Silva, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto. Professora Titular das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Registro, SP, Brasil E-mail: gabifurlan@yahoo.com.br.

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica. Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: masantos@ffclrp.usp.br.

Sandra Cristina Pillon, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: pillon@eerp.usp.br.

Publicado

31-12-2018

Como Citar

de Oliveira Prado Sousa, B., Thomaz de Souza, A. L., Cubas Junior, D., Fulan e Silva, G., Antônio dos Santos, M., & Cristina Pillon, S. (2018). Associação entre consumo de álcool no padrão binge e tabaco em estudantes de enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.48611

Edição

Seção

Artigo Original