Necessidades dos cuidadores de pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico após a alta hospitalar

Autores

  • Fernanda Misawa
  • Rafaely de Cassia Nogueira Sanches Universidade Estadual de Maringá
  • Anderson da Silva Rêgo Universidade Estadual de Maringá
  • Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.47502

Resumo

Objetivou-se descrever as necessidades dos cuidadores familiares de pessoas vítimas de acidente vascular encefálico após a alta hospitalar. Pesquisa qualitativa do tipo convergente assistencial, realizada com quatro famílias e operacionalizada por visitas domiciliares de acordo com a necessidade de cada família. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas e observação participante, transcritos e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os achados foram organizados em duas categorias temáticas, sendo elas: Descobrindo a necessidade de dar continuidade ao tratamento do familiar em casa e; O apoio social à família no enfrentamento do adoecimento.A partir da realidade observada, foi possível identificar dificuldades e orientar as famílias no domicílio, auxiliando-as em suas adaptações logo após alta hospitalar, além de promover a recuperação da pessoa adoecida e a qualidade de vida do cuidador familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Misawa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Maringá, PR, Brasil. E-mail: fermiss@bol.com.br.

Rafaely de Cassia Nogueira Sanches, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Estadual de Maringá. Professor da Faculdade Alvorada. Maringá, PR, Brasil. E-mail: nogueira_sos@hotmail.com.

Anderson da Silva Rêgo, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: anderson0788@hotmail.com.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: kikanovick2010@hotmail.com.

Publicado

31/12/2018

Como Citar

1.
Misawa F, Sanches R de CN, Rêgo A da S, Radovanovic CAT. Necessidades dos cuidadores de pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico após a alta hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/47502

Edição

Seção

Artigo Original