Implementação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação: educação continuada e prática profissional

Autores

  • Rosa Maria Castilho Martins Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos-SP
  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.47099

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Educação continuada, Direitos sexuais e reprodutivos, Saúde da mulher, Saúde da criança

Resumo

As Unidades de Atenção Básica a Saúde tem um papel fundamental nas ações de aleitamento materno. O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições do curso de educação continuada proposto pela Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) para a prática da equipe materno-infantil. Pesquisa qualitativa descritiva realizada em Unidade Básica de Saúde, na cidade de São Carlos-SP, no período de março a agosto de 2006, envolvendo quatro profissionais. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista individual e a observação. A análise dos dados teve como base a análise de conteúdo. A formação dos profissionais em aleitamento materno pareceu ser insuficiente para a atuação deles nesta temática. O curso foi avaliado como um momento importante de aprendizagem e de compartilhar conhecimentos. Verificou-se que há uma tentativa de mudar a prática individual, já a implementação dos grupos de apoio a mães e gestantes foi a atividade mais difícil de ser viabilizada. Apesar de trazer contribuições importantes para a prática profissional, o curso de capacitação não consegue provocar grandes mudanças nas atitudes dos profissionais e nas rotinas da unidade. O estudo aponta a necessidade de acompanhamento do processo de implementação dos passos propostos pela IUBAAM e sua avaliação.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Castilho Martins, Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos-SP

Enfermeira. Mestre em Educação pela UFSCar. Supervisora de Unidade Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos-SP. E-mail: rodahnos@terra.com.br

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: montrone@ufscar.br

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Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Artigo Original