Conhecimentos e necessidades de aprendizagem relacionadas à enfermidade cardíaca para hipertensos revascularizados em reabilitação

Autores

  • Natállia Guimarães Mansano Universidade Católica de Goiás
  • Vanessa da Silva Carvalho Vila Universidade Católica de Goiás
  • Lídia Aparecida Rossi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46981

Palavras-chave:

Hipertensão, Educação em Saúde, Revascularização Miocárdica

Resumo

Estudo de caso qualitativo desenvolvido com o objetivo de identificar os conhecimentos e as necessidades de aprendizagem relacionados à enfermidade cardíaca em hipertensos submetidos à revascularização miocárdica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas no domicílio de doze indivíduos. Observou-se que os sujeitos não imaginavam que o mal-estar, a dor no peito e no estômago pudessem ser um problema no coração. A maior parte não percebera o risco de desenvolver a doença cardíaca associado a fatores com os quais já convivia, como a hipertensão. Ao buscarem explicações para a doença cardíaca, muitos deles relataram que vivenciavam situações de estresse, ingeriam comidas gordurosas, fumavam, bebiam, não praticavam exercícios físicos, não iam ao médico e se preocupavam apenas com o trabalho e a provisão financeira da família. As necessidades de aprendizagem relacionaram-se à compreensão sobre as causas da coronariopatia e da hipertensão e os cuidados preventivos para lhes assegurar boa saúde e qualidade de vida. Os resultados mostraram a importância da utilização pelos profissionais de estratégias de educação em saúde que satisfaçam as necessidades de conhecimento dos indivíduos acerca do processo saúde e doença e que contribuam para que, efetivamente, eles incorporem às suas vidas atitudes que promovam saúde.

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Biografia do Autor

Natállia Guimarães Mansano, Universidade Católica de Goiás

Acadêmica do 9º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Católica de Goiás (UCG) e Bolsista de iniciação científica. E-mail: natmansano@yahoo.com.br

Vanessa da Silva Carvalho Vila, Universidade Católica de Goiás

Doutora em Enfermagem. Orientadora do Projeto de Pesquisa no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Sociedade da UCG. E-mail: vscvila@uol.com.br

Lídia Aparecida Rossi, Universidade de São Paulo

Doutora em Enfermagem e Professor Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. E-mail: rizzardo@eerp.usp.b

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Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Artigo Original