A implantação da consulta de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca

Autores

  • Ana Carla Dantas Cavalcanti Universidade Federal Fluminense
  • Dayse Mary da Silva Correia Universidade Federal Fluminense
  • Gisella de Carvalho Queluci Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v11.46920

Palavras-chave:

Enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Educação em saúde

Resumo

Trata-se de relato de experiência do Projeto de Extensão “Consulta de Enfermagem ao Paciente com Insuficiência Cardíaca” (IC), desenvolvido com o apoio do Curso de Mestrado em Ciências Cardiovasculares e do Núcleo de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense(RJ). Tem como objetivo descrever sua implementação enquanto modalidade adequada e eficaz, para proporcionar ensino, pesquisa e assistência. O projeto é constituído das seguintes atividades: consulta de enfermagem baseada em NANDA-NIC-NOC(NNN); triagem, educação em saúde  na sala de espera, desenvolvidas por docentes, enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. O processo de cuidar permeia a identificação e compreensão das respostas dos pacientes com insuficiência cardíaca aos problemas de saúde reais e potenciais facilitando a escolha de intervenções de enfermagem. Assim, estimula medidas farmacológicas e não-farmacológicas que se propõem a melhorar a qualidade de vida e aderência ao tratamento através de educação em saúde.

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Biografia do Autor

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Profª Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Doutoranda em Enfermagem da EEAAN/UFRJ. E-mail: ana_carladc@yahoo.com.br

Dayse Mary da Silva Correia, Universidade Federal Fluminense

Profª Assistente da EEAAC/UFF. E-mail: dayse.uff@oi.com.br

Gisella de Carvalho Queluci, Universidade Federal Fluminense

Profª Assistente da EEAAC/UFF. Doutoranda em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: gisellaqueluci@yahoo.com.br

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Publicado

01/06/2017

Edição

Seção

Relato de Experiência