Atendimento humanizado nos serviços de emergência hospitalar na percepção do acompanhante
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v11.46900Palavras-chave:
Serviço médico de emergência, Humanização da assistência, EnfermagemResumo
A humanização da assistência à saúde é uma demanda atual e crescente no contexto brasileiro. No entanto, na prática, ela não tem se concretizado, principalmente nos serviços destinados ao atendimento de urgência e emergência. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção do acompanhante acerca da humanização do atendimento de emergência, realizado numa instituição pública de referência no município de Fortaleza-CE, durante o segundo semestre de 2006. Para coleta de dados participaram dez acompanhantes, ao final de cada atendimento, cujos resultados revelaram como mais importantes: falta de comunicação; alta demanda; problemática da infra-estrutura; compromisso profissional comprometendo humanização no processo de assistência ao cliente. Conclui-se que o entendimento de que a humanização, na visão dos acompanhantes, é possível de ser alcançada por meio de pequenas ações: olhar atentivo; ambiente, material e equipamentos suficientemente adequados, pois, a aplicação correta de recursos são fatores condicionantes para a humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.