Planejamento de enfermagem em hospital da rede pública de ensino e assistência em Goiânia–Goiás

Autores

  • Maria Alice Coelho Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Administração em enfermagem, Planejamento, Execução de atividades.

Resumo

O planejamento é uma importante função administrativa e sua execução possibilita o alcance dos objetivos estabelecidos na organização. Na enfermagem, planejar e executar atividades são imprescindíveis para garantir assistência com qualidade. A presente pesquisa trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de grande porte que teve como objetivo geral analisar as percepções dos gerentes quanto ao planejamento e execução de atividades de enfermagem em hospital da rede pública de assistência e ensino de Goiânia - Goiás. Participaram como sujeitos, 17 (dezessete) gerentes de enfermagem das unidades ambulatoriais e de internação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados conforme o que preconiza Bardin (1979). Os resultados mostraram que os gerentes elaboram o planejamento melhor do que o conceituam e que existem fatores que interferem no planejamento e execução das atividades. Concluiu-se que os gerentes adotam o planejamento participativo, indicando mudança de paradigma na administração. Entre os fatores facilitadores, estão a adoção do trabalho em equipe, a proximidade entre gerência e servidores, incentivo à criatividade e interesse na execução das ações planejadas. Os fatores dificultadores incluem a escassez de recursos humanos, materiais e financeiros; fatores relacionados aos componentes da equipe, tais como: motivação, falta de tempo, ausência de treinamento, dificuldades em gerenciar; insuficiência de apoio da instituição e de outros serviços do hospital; estrutura física inadequada; e as intercorrências do cotidiano. A origem destes fatores foi atribuída às próprias pessoas, ao fato do hospital pertencer à rede pública, à instituição e ao sistema utilizado para o gerenciamento dos serviços de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Coelho, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira – Mestranda em Enfermagem do Programa de pós-graduação a nível de mestrado da Universidade Federal de Goiás - Especialista em Administração Hospitalar – Diretora de Enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/Goiás. Email: malice_coelho@hotmail.com.

Downloads

Publicado

15/05/2017

Como Citar

1.
Coelho MA. Planejamento de enfermagem em hospital da rede pública de ensino e assistência em Goiânia–Goiás. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 28º de março de 2024];10(4). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46845

Edição

Seção

Resumo