Evidências no desenvolvimento da liderança em enfermagem com o uso da pesquisa-ação: revisão integrativa

Autores

  • Bárbara Souza Rocha Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Luana Cássia Miranda Ribeiro Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Lara Gomes Rego Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.46827

Palavras-chave:

Pesquisa em Administração de Enfermagem, Liderança, Pesquisa Qualitativa, Gestão em Saúde, Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as evidências sobre os efeitos do uso da pesquisa-ação no desenvolvimento da liderança em enfermagem. Revisão integrativa da literatura realizada no ano de 2016, orientada pelos descritores “Action Research” and “Nursing”, na qual foram incluídos um total de oito artigos. Evidenciou-se que a maioria das pesquisas foram desenvolvidas no contexto hospitalar, compreendendo estudos descritivos de abordagem qualitativa, que apresentaram como objetivo o processo de mudança na prática do enfermeiro. Quanto às evidências no desenvolvimento da liderança em enfermagem, os artigos apontaram para a importância do processo de tomada de decisão compartilhada como sendo a habilidade fundamental para a liderança. A construção conjunta de ferramentas de gestão mostrou-se essencial para alicerçar os processos de mudanças na prática, principalmente, no que se refere para a continuidade e permanência de qualificação dos profissionais para a liderança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Souza Rocha, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: barbarasrocha@gmail.com.

Denize Bouttelet Munari, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular Aposentada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: boutteletmunari@gmail.com.

Luana Cássia Miranda Ribeiro, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: luaufg@yahoo.com.br.

Lara Gomes Rego, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: gore21ljo@gmail.com.

Publicado

28/11/2017

Como Citar

1.
Rocha BS, Munari DB, Ribeiro LCM, Rego LG. Evidências no desenvolvimento da liderança em enfermagem com o uso da pesquisa-ação: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];19:a41. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46827

Edição

Seção

Artigo de Revisão