Concepções e conhecimento sobre amamentação de profissionais da atenção básica à saúde

Autores

  • Cássia Irene Spinelli Arantes Universidade Federal de São Carlos
  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos
  • Debora Brechesi Milioni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46741

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Amamentação, Atenção primária à saúde, Recursos humanos em saúde.

Resumo

Os objetivos foram descrever e analisar concepções e conhecimento sobre amamentação de profissionais de nível superior que atuam na atenção básica à saúde de São Carlos-SP. Estudo descritivo e exploratório, cujos dados foram obtidos por entrevista semi-estruturada com 54 profissionais. Foi utilizado o método qualitativo de análise temática para apreensão das concepções. Os conhecimentos dos profissionais foram analisados por freqüência simples no programa Epi-Info. As concepções permearam quatro temáticas: amamentação é saúde para a criança; amamentação é vínculo entre mãe e filho; amamentação é um ato de baixo custo; as ações voltadas à amamentação na atenção básica precisam avançar. O percentual médio de acerto nas questões de conhecimento entre as categorias foi: enfermeiras, 92,2%; médicos pediatras, 88.1%; médicos de família, 86,7% e médicos ginecologistas e obstetras, 63,6%. O maior percentual de acerto foi sobre o uso de chupetas. Os erros mais freqüentes foram quanto à duração e freqüência das mamadas. As concepções estão voltadas aos benefícios que a amamentação proporciona para a saúde da criança e aos aspectos afetivos e sociais positivos. Enfermeiras e médicos pediatras demonstraram melhor desempenho no teste de conhecimento.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Irene Spinelli Arantes, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP. Email: arantes@ufscar.br

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. São Carlos, SP. Email: montrone@ufscar.br

Debora Brechesi Milioni, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da UFSCar. Bolsista do PIBIC/CNPq/UFSCar, de agosto de 2005 a julho de 2006.  São Carlos, SP. Email: deboramilioni@hotmail.com

Downloads

Publicado

15/05/2017

Edição

Seção

Artigo Original