Manifestações clínicas na Policondrite Recidivante: relato de caso

Autores

  • Valeriana de Castro Guimarães Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Vasconcelos Nery Universidade Federal de Goiás
  • Fabricio Gayer M. de Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46702

Palavras-chave:

Policondrite Recidivante, Perda auditiva, Surdez, Doenças da traquéia, Doenças reumáticas.

Resumo

A Policondrite Recidivante - PR é uma afecção sistêmica grave, de natureza imunológica, caracterizada por um processo inflamatório que acomete as estruturas cartilaginosas nasais e auriculares, vias aéreas superiores e articulações periféricas. O diagnóstico é basicamente clínico e as complicações otorrinolaringológicas podem ser as manifestações iniciais da doença. Tendo em vista a raridade da doença, objetivou-se descrever um caso de PR, atendida no Hospital das Clínicas da UFG em agosto de 2006. Para tanto, as etapas seqüenciais do atendimento foram descritas desde a consulta inicial, diagnóstico, tratamento até a alta hospitalar.  As dificuldades vivenciadas pelos profissionais em dar seguimento ao tratamento, em função da resistência da paciente, provavelmente colaborou para agravamento da doença, culminando em seu óbito. O clínico deve estar atento frente a suspeita clínica de Policondrite Recidivante visando o seu diagnóstico precoce e tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeriana de Castro Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Fonoaudióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina/UFG. Responsável pelo Serviço de Audiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. E-mail: guimaraesvc@bol.com.br.


Gustavo Vasconcelos Nery, Universidade Federal de Goiás

Médico residente da Clínica de Otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. E-mail: gvnery@gmail.com.

Fabricio Gayer M. de Araújo, Universidade Federal de Goiás

Médico da Clínica de Otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. E-mail: fgayer@gmail.com.

Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. E-mail:maria.malves@gmail.com

João Batista Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Médico otorrinolaringologista. Doutor. Pós-Doutorado em Otorrinolaringologia. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Chefe da Clínica de Otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.


Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Guimarães V de C, Nery GV, Araújo FGM de, Barbosa MA, Ferreira JB. Manifestações clínicas na Policondrite Recidivante: relato de caso. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 27º de maio de 2022];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46702

Edição

Seção

Relato de Experiência