Exame citopatológico do colo do útero: fatores associados a não realização em ESF

Autores

  • João Felício Rodrigues Neto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Fernanda Santos Figueiredo Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Leila das Graças Siqueira Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46590

Palavras-chave:

Neoplasias do colo do útero, Esfregaço vaginal, Programa Saúde da Família

Resumo

A principal estratégia para detecção precoce do câncer do colo do útero é o exame citopatológico. Este estudo tem o objetivo de identificar os principais fatores culturais, sociais, econômicos, aspectos sexuais e reprodutivos e os motivos para a não realização do exame citopatológico em mulheres; e verificar uma possível associação destas variáveis com seu conhecimento sobre a finalidade desse exame. Trata-se de um estudo transversal, com a seleção de 45 mulheres cadastradas em três equipes da Estratégia Saúde da Família de Montes Claros (MG), no período de setembro a dezembro de 2006. Observou-se que 71,1% das pesquisadas têm mais de 50 anos, 28,9% são analfabetas e 73,3% tem renda mensal entre R$300,00 a R$600,00. O conhecimento sobre a finalidade do exame associou-se a cor não branca (p=0,019); conceito correto sobre a finalidade do exame (p=0,001) não ter companheiro (p=0,030) e trabalhar (p=0,001). O principal motivo para a não realização do exame (53,3%) foi o fato de não estarem doentes. Assim, a maior parte das mulheres que não realizam o exame possui idade avançada; com menor escolaridade e menor nível socioeconômico. O conhecimento da finalidade do exame está associado à cor, ao conceito correto, ao estado conjugal e a ocupação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Felício Rodrigues Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Médico. Professor Doutor do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil. Email: joao.felicio@unimontes.br

Maria Fernanda Santos Figueiredo, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas e Faculdades Integradas Pitágoras. Montes Claros, MG, Brasil. Email: nanda_sanfig@yahoo.com.br.

Leila das Graças Siqueira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros; das Faculdades Unidas do Norte de Minas e Faculdades Integradas Pitágoras. Montes Claros, MG, Brasil. Email: siqle@ig.com.br.

Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Neto JFR, Figueiredo MFS, Siqueira L das G. Exame citopatológico do colo do útero: fatores associados a não realização em ESF. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 29º de março de 2024];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46590

Edição

Seção

Artigo Original