Cuidando de idosos com Alzheimer: a vivência de cuidadores familiares

Autores

  • Sofia Cristina Iost Pavarini Universidade Federal de São Carlos
  • Larissa Coelho de Melo Universidade Federal de São Carlos
  • Viviane Manara Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana de Souza Orlandi UNICAMP
  • Marisa Silvana Zazzetta de Mendiondo Universidade Federal de São Carlos
  • Carmen Lúcia Alves Filizola Universidade Federal de São Carlos
  • Elizabeth Joan Barham Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10.46488

Palavras-chave:

Idoso, Família, Doença de Alzheimer, Cuidadores, Enfermagem geriátrica

Resumo

A doença de Alzheimer causa comprometimento na capacidade funcional dos idosos, aumentando a demanda por cuidados. Este trabalho teve por objetivo compreender o processo de vivenciar o cuidado a idosos demenciados. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado de agosto-2005 a agosto-2006. Foram realizadas entrevistas domiciliárias com cuidadores familiares de idosos demenciados (N=14), usuários de uma unidade saúde escola. Os dados foram analisados segundo o modelo de Análise de Conteúdo- Análise Temática de Bardin. Os resultados mostram que o início da doença é, para a maioria dos cuidadores, confundido com o próprio processo de envelhecimento. Com a evolução da doença, aumenta a dependência dos idosos. As alterações de comportamento por parte do idoso causam grande impacto emocional nos cuidadores. Vivenciar a situação de cuidar de um idoso com Alzheimer é uma experiência que depende da fase da doença, da rede de suporte familiar e da história de cada família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Cristina Iost Pavarini, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do projeto que foi financiado pelo CNPq e pela Pró-Reitoria e Extensão da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento do CNPq e Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Família. E-mail: sofia@power.ufscar.br.

Larissa Coelho de Melo, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Programa Unificado de Iniciação Científica-UFSCar 2005-2006. E-mail: larissac_enf@yahoo.com.br

Viviane Manara Silva, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Bolsista do PIBIC/CNPq-UFSCar. 2005-2006. E-mail: vivi_manara@yahoo.com.br.


Fabiana de Souza Orlandi, UNICAMP

Enfermeira da Unidade Saúde Escola da UFSCar até 2006. Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento. E-mail: fabi_ferreira@yahoo.com.br

Marisa Silvana Zazzetta de Mendiondo, Universidade Federal de São Carlos

Assistente social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutorado-Sanduíche com Gesamthochschule Kassel-Ghk em Kassel-Alemanha, Coordenadora do Idoso da unidade Saúde Escola-UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento. E-mail: marisam@power.ufscar.br.

Carmen Lúcia Alves Filizola, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde Mental na Reforma Psiquiátrica e Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Família do CNPq. E-mail: filizola@power.ufscar.br.


Elizabeth Joan Barham, Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social e de Desenvolvimento Aplicada. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento. E-mail: lisa@power.ufscar.br.

Downloads

Publicado

04/05/2017

Como Citar

1.
Pavarini SCI, Melo LC de, Silva VM, Orlandi F de S, Mendiondo MSZ de, Filizola CLA, Barham EJ. Cuidando de idosos com Alzheimer: a vivência de cuidadores familiares. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 27º de maio de 2022];10(3). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46488

Edição

Seção

Artigo Original