Análise do conteúdo de diagnósticos de enfermagem sobre desenvolvimento infantil

Autores

  • Juliana Martins de Souza Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Maria De La Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Diná Almeida Lopes Monteiro da Cruz Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.45041

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Diagnóstico de Enfermagem, Estudos de Validação, Processo de Enfermagem

Resumo

Dispor de diagnósticos de enfermagem que respondam à complexidade do desenvolvimento infantil (DI) é fundamental para subsidiar o enfermeiro na elaboração de planos de cuidado integral à criança. O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise do conteúdo de três novos diagnósticos sobre DI para a NANDA-I.Pesquisa metodológica, de método misto. Etapa quantitativa com juízes, mediante questionário estruturado, com análise de concordância simples; e etapa qualitativa de análise das discordâncias em grupo focal com peritos, para obtenção de consenso. Dezoito juízes responderam ao questionário, com concordância acima de 80% para os diagnósticos “Atraso no Desenvolvimento Infantil” e “Risco de Atraso no Desenvolvimento Infantil”; o diagnóstico “Disposição para Desenvolvimento Infantil Melhorado”teve 61% de concordância do enunciado e acima de 80% na maioria das características definidoras. Oito peritos  analisaram as discordâncias até produção de consensos. A elevada concordância dos juízes e  consenso dos peritos validaram o conteúdo dos diagnósticos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Martins de Souza, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: jumartins2005@gmail.com.

Maria De La Ó Ramallo Veríssimo, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Livre-Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mdlorver@usp.br.

Diná Almeida Lopes Monteiro da Cruz, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: dina@usp.br.

Publicado

19/06/2018

Como Citar

1.
Souza JM de, Veríssimo MDL Ó R, Cruz DALM da. Análise do conteúdo de diagnósticos de enfermagem sobre desenvolvimento infantil. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 19º de junho de 2018 [citado 23º de maio de 2022];20:v20a06. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45041

Edição

Seção

Artigo Original