Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem

Autores

  • Cíntia Tavares Carleto Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0002-8836-6167
  • Raysa Cristina Dias de Moura Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Virgínia Souza Santos Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0002-6665-8097
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.43888

Palavras-chave:

Educação Superior, Estudantes de Enfermagem, Adaptação, Transtornos Mentais, Saúde Mental

Resumo

Objetivou-se avaliar a adaptação à universidade e a sua relação com a ocorrência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em graduandos de enfermagem. Estudo analítico, transversal, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com 92 graduandos de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais. Para coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e acadêmico, o Questionário de Vivências Acadêmicas-reduzido (QVA-r) e o Self-Reporting Questionnaire(SRQ-20). Observou-sebom nível de adaptação entre os participantes, commelhores escores nadimensão Carreira e escores inferiores na dimensão Pessoal. Encontrou-se um indicativo de TMC de 43,5% e uma correlação inversa com adaptação à universidade, indicando que quanto melhor a adaptação, menor a probabilidade de TMC. Os achados evidenciaram que o processo de adaptação à universidade está relacionado à saúde mental dos graduandos e indicam a necessidade de intervenções direcionadas à adaptação acadêmica como estratégia de promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Tavares Carleto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Atenção à Saúde. Enfermeira do Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: carletoctc@gmail.com.

Raysa Cristina Dias de Moura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: raysacristina_moura@hotmail.com.

Virgínia Souza Santos, Universidade Federal de Viçosa

Nutricionista, Doutora em Atenção à Saúde. Professora Assistente da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba. Rio Paranaíba, MG, Brasil. E-mail: virginiasantos@ufv.br.

Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil. E-mail: leila.kauchakje@enfermagem.uftm.edu.br.

Publicado

17/04/2018

Como Citar

1.
Carleto CT, Moura RCD de, Santos VS, Pedrosa LAK. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 17º de abril de 2018 [citado 22º de maio de 2022];20:v20a01. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43888

Edição

Seção

Artigo Original