Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v20.43888Palavras-chave:
Educação Superior, Estudantes de Enfermagem, Adaptação, Transtornos Mentais, Saúde MentalResumo
Objetivou-se avaliar a adaptação à universidade e a sua relação com a ocorrência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em graduandos de enfermagem. Estudo analítico, transversal, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com 92 graduandos de enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais. Para coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e acadêmico, o Questionário de Vivências Acadêmicas-reduzido (QVA-r) e o Self-Reporting Questionnaire(SRQ-20). Observou-sebom nível de adaptação entre os participantes, commelhores escores nadimensão Carreira e escores inferiores na dimensão Pessoal. Encontrou-se um indicativo de TMC de 43,5% e uma correlação inversa com adaptação à universidade, indicando que quanto melhor a adaptação, menor a probabilidade de TMC. Os achados evidenciaram que o processo de adaptação à universidade está relacionado à saúde mental dos graduandos e indicam a necessidade de intervenções direcionadas à adaptação acadêmica como estratégia de promoção da saúde.Downloads
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17/04/2018
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