Transferência de cuidados: processo de alta dos usuários de um centro de atenção psicossocial

Autores

  • Ariane da Cruz Guedes Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
  • Agnes Olschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
  • Milena Hohmann Antonacci Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43794

Palavras-chave:

Alta do Paciente, Saúde Mental, Avaliação em Saúde, Serviços de Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

A alta, em serviços de saúde mental, tem conotação de reabilitação psicossocial e articulação com os dispositivos da rede para promover a atenção continuada no território. Objetivou-se avaliar o processo de alta dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Pesquisa qualitativa e avaliativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração. Realizada em um CAPS II de Santa Catarina, com 17 trabalhadores, 14 familiares e cinco usuários, em 2014. Utilizou-se o Método Comparativo Constante para análise dos dados. Compreende-se que o processo de alta é uma importante estratégia de reabilitação psicossocial, promovendo o cuidado no território de vida dos usuários. Este estudo põe em questão a cronificação nos CAPS, pois esses não devem ser serviços que mantenham os usuários em acompanhamento por longo período, mas ser transitórios, possibilitando o fortalecimento do cuidado em outros pontos da rede, estreitando vínculo com a atenção primária e com os demais equipamentos sociais do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane da Cruz Guedes, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: arianecguedes@gmail.com.

Agnes Olschowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: agnes@enf.ufrgs.br.

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: kantorski@uol.com.br.

Milena Hohmann Antonacci, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Palmas, PR, Brasil. E-mail: mhantonacci@gmail.com.

Publicado

01/12/2017

Como Citar

1.
Guedes A da C, Olschowsky A, Kantorski LP, Antonacci MH. Transferência de cuidados: processo de alta dos usuários de um centro de atenção psicossocial. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];19:a42. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43794

Edição

Seção

Artigo Original