Transferência de cuidados: processo de alta dos usuários de um centro de atenção psicossocial

  • Ariane da Cruz Guedes Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
  • Agnes Olschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
  • Milena Hohmann Antonacci Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Alta do Paciente, Saúde Mental, Avaliação em Saúde, Serviços de Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica

Resumo

A alta, em serviços de saúde mental, tem conotação de reabilitação psicossocial e articulação com os dispositivos da rede para promover a atenção continuada no território. Objetivou-se avaliar o processo de alta dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Pesquisa qualitativa e avaliativa, pautada na Avaliação de Quarta Geração. Realizada em um CAPS II de Santa Catarina, com 17 trabalhadores, 14 familiares e cinco usuários, em 2014. Utilizou-se o Método Comparativo Constante para análise dos dados. Compreende-se que o processo de alta é uma importante estratégia de reabilitação psicossocial, promovendo o cuidado no território de vida dos usuários. Este estudo põe em questão a cronificação nos CAPS, pois esses não devem ser serviços que mantenham os usuários em acompanhamento por longo período, mas ser transitórios, possibilitando o fortalecimento do cuidado em outros pontos da rede, estreitando vínculo com a atenção primária e com os demais equipamentos sociais do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane da Cruz Guedes, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: arianecguedes@gmail.com.
Agnes Olschowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: agnes@enf.ufrgs.br.
Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: kantorski@uol.com.br.
Milena Hohmann Antonacci, Instituto Federal do Paraná
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora do Colegiado de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Palmas, PR, Brasil. E-mail: mhantonacci@gmail.com.
Publicado
01-12-2017
Como Citar
Guedes, A. da C., Olschowsky, A., Kantorski, L. P., & Antonacci, M. H. (2017). Transferência de cuidados: processo de alta dos usuários de um centro de atenção psicossocial. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.43794
Seção
Artigo Original