Diretivas antecipadas de vontade: desafios legais e educacionais na visão de enfermeiros

Autores

  • Isabela Saioron Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipa Rafaela Amadigi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paola da Silva Diaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43587

Palavras-chave:

Diretivas Antecipadas, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Responsabilidade Legal

Resumo

As Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) são um registro documental no qual o indivíduo descreve os procedimentos que gostaria ou não de ser submetido. Objetivou-se neste artigo discutir os desafios emergentes com o uso das DAV em termos éticos-legais e educacionais na visão de enfermeiros. Estudo qualitativo exploratório realizado mediante entrevistas semiestruturadas com 19 enfermeiros de Terapia Intensiva e Clínica Médica de um Hospital Universitário. A análise dos dados conduziu-se segundo a técnica de Análise Textual Discursiva. Emergiram duas grandes categorias de desafios associados às DAV: Desafios legais à sua adoção no Brasil e Desafios educacionais e de conhecimento relacionados à adoção das DAV; além de outros resultados aqui também explicitados. O tabu referente à morte, a carência de respaldo legal e de capacitações profissionais acerca da terminalidade e autonomia do enfermo surgem como desafios à divulgação e utilização das DAV na realidade estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Saioron, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nível Doutorado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: isabelasaioron@gmail.com.

Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: flavia.ramos@ufsc.br.

Felipa Rafaela Amadigi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: felipaamadigi@yahoo.com.br.

Paola da Silva Diaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nível Doutorado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: enfpaoladiaz@gmail.com.

Publicado

15/12/2017

Edição

Seção

Artigo Original