Diretivas antecipadas de vontade: desafios legais e educacionais na visão de enfermeiros

  • Isabela Saioron Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávia Regina Souza Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Felipa Rafaela Amadigi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paola da Silva Diaz Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Diretivas Antecipadas, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Responsabilidade Legal

Resumo

As Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) são um registro documental no qual o indivíduo descreve os procedimentos que gostaria ou não de ser submetido. Objetivou-se neste artigo discutir os desafios emergentes com o uso das DAV em termos éticos-legais e educacionais na visão de enfermeiros. Estudo qualitativo exploratório realizado mediante entrevistas semiestruturadas com 19 enfermeiros de Terapia Intensiva e Clínica Médica de um Hospital Universitário. A análise dos dados conduziu-se segundo a técnica de Análise Textual Discursiva. Emergiram duas grandes categorias de desafios associados às DAV: Desafios legais à sua adoção no Brasil e Desafios educacionais e de conhecimento relacionados à adoção das DAV; além de outros resultados aqui também explicitados. O tabu referente à morte, a carência de respaldo legal e de capacitações profissionais acerca da terminalidade e autonomia do enfermo surgem como desafios à divulgação e utilização das DAV na realidade estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabela Saioron, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nível Doutorado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: isabelasaioron@gmail.com.
Flávia Regina Souza Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: flavia.ramos@ufsc.br.
Felipa Rafaela Amadigi, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: felipaamadigi@yahoo.com.br.
Paola da Silva Diaz, Universidade Federal de Santa Catarina
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, nível Doutorado. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: enfpaoladiaz@gmail.com.
Publicado
15-12-2017
Como Citar
Saioron, I., Ramos, F. R. S., Amadigi, F. R., & Diaz, P. da S. (2017). Diretivas antecipadas de vontade: desafios legais e educacionais na visão de enfermeiros. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.43587
Seção
Artigo Original