Compreendendo a dinâmica assistencial do serviço de emergência psiquiátrica utilizando a avaliação de quarta geração

Autores

  • Aline Aparecida Buriola Universidade do Oeste Paulista
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas
  • Laura Misue Matsuda Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43489

Palavras-chave:

Serviços de Emergência Psiquiátrica, Assistência à Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica, Avaliação em Saúde

Resumo

Estudo que objetivou compreender as reivindicações, preocupações e questões construídas por profissionais acerca da dinâmica assistencial de um serviço de emergência psiquiátrica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, por meio da avaliação de Quarta Geração, com 15 participantes.  A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevista semiestruturada e observação, e a análise pelo método comparativo constante. Assim emergiram dois eixos temáticos: a) Compreendendo a dinâmica assistencial do serviço de emergência Psiquiátrica e; b) A desarticulação da rede de atenção psicossocial como entrave para a satisfação sobre a assistência na emergência psiquiátrica. Considera-se que a dinâmica assistencial na Emergência Psiquiátrica extrapola o mero caráter de unidade de estabilização de pacientes com quadros de agudização do transtorno mental, uma vez que esta direciona o fluxo de usuários para o tratamento adequado na rede de atenção psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Aparecida Buriola, Universidade do Oeste Paulista

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil. E-mail: aliburiola@bol.com.br.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: soniasilva.marcon@gmail.com.

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: kantorski@uol.com.br.

Laura Misue Matsuda, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: lauramisuem@gmail.com.

Publicado

31-12-2017

Como Citar

1.
Buriola AA, Marcon SS, Kantorski LP, Matsuda LM. Compreendendo a dinâmica assistencial do serviço de emergência psiquiátrica utilizando a avaliação de quarta geração. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2017 [citado 18º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43489

Edição

Seção

Artigo Original