Cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: revisão integrativa

Autores

  • Natália Del Angelo Aredes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Raionara Cristina de Araújo Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.43331

Palavras-chave:

Pele, Recém-Nascido Prematuro, Cuidados de Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Descrever e analisar as evidências científicas, em estudos nacionais e internacionais, sobre os cuidados de enfermagem para integridade da pele do recém-nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revisão integrativa na LILACS, BDENF, SciELO, CINAHL, PubMed e EMBASE. Selecionaram-se 23 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, utilizando-se o método PRISMA. Dez estudos abordaram produtos para cuidados com a pele do pré-termo; cinco focaram no banho e dermatite por fralda; dois relataram uso de incubadoras e controle da perda de água transepidérmica; dois discutiram as lesões por pressão; e quatro abordaram protocolos e práticas dos enfermeiros no cuidado com a pele. Os resultados permitiram constatar que apesar da variedade de produtos disponíveis, faltam evidências para sua aplicação na prática. Periodicidade e produtos do banho e cuidados à lesão por pressão foram melhor abordados pela literatura, porém há lacunas na prevenção de infecções e agravos e na utilização de protocolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Del Angelo Aredes, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: nataliadel.aredes@gmail.com.

Raionara Cristina de Araújo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. E-mail: raionara_cristina@yahoo.com.br.

Luciana Mara Monti Fonseca, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: lumonti@eerp.usp.br.

Publicado

31-12-2017

Como Citar

1.
Aredes NDA, Santos RC de A, Fonseca LMM. Cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2017 [citado 6º de dezembro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43331

Edição

Seção

Artigo de Revisão