Interações medicamentosas em prescrições para idosos hospitalizados com Síndrome Coronariana Aguda

  • Tiago Aparecido Maschio de Lima União das Faculdades dos Grandes Lagos
  • Moacir Fernandes de Godoy Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Palavras-chave: Prescrições de Medicamentos, Idoso, Cardiologia, Interações de Medicamentos, Hospital de Ensino

Resumo

Objetivou-se determinar a taxa de interações medicamentosas potenciais teóricas em prescrições para idosos diagnosticados com Síndrome Coronariana Aguda em um hospital de ensino. Estudo descritivo exploratório com análise de 607 prescrições através de bases de dados informatizadas para identificar e classificar as interações de acordo com a intensidade (maior, moderada ou menor), mecanismo (farmacocinético ou farmacodinâmico) e relevância da documentação. Foram detectadas 10.162 interações, distribuídas entre 554 tipos de combinações diferentes dentre os medicamentos prescritos, e 99% das prescrições apresentaram pelo menos uma e máximo de 53 interações, destacando-se a prevalência de maiores e moderadas. Houve correlação entre o número de interações e o número de medicamentos prescritos e o tempo de hospitalização. Este estudo contribui para a delimitação do padrão de prevalência das interações medicamentosas em prescrições para Síndrome Coronariana Aguda, além de subsidiar a importância da implantação efetiva da Farmácia Clínica em hospitais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Aparecido Maschio de Lima, União das Faculdades dos Grandes Lagos
Farmacêutico, Mestre em Enfermagem. Coordenador de Pesquisa Clínica na Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto. Docente na União das Faculdades dos Grandes Lagos. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: tiagomaschio.farmacip@gmail.com.
Moacir Fernandes de Godoy, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Médico, Doutor em Cirurgia Cardiovascular. Professor Adjunto na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: mf60204@gmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Lima, T., & Godoy, M. (2017). Interações medicamentosas em prescrições para idosos hospitalizados com Síndrome Coronariana Aguda. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.42764
Seção
Artigo Original