Estratégia Saúde da Família: gerenciamento do cuidado de enfermagem

  • Veridiana Fermino
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal da Bahia
  • Bianca Pozza dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Sidnéia Tessmer Casarin Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Enfermagem, Estratégia Saúde da Família, Cuidados de Enfermagem, Administração de Serviços de Saúde

Resumo

Objetivou-se conhecer o entendimento dos enfermeiros atuantes na Estratégia de Saúde da Família acerca do conceito, das dificuldades e as estratégias utilizadas para desenvolver o gerenciamento do cuidado. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em Pelotas/RS/Brasil, participando 20 enfermeiros. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, sendo analisadas conforme Análise Temática. Os enfermeiros entendem o gerenciamento do cuidado como a articulação entre gerenciamento e assistência. Quanto às dificuldades, há falta de estrutura física e de materiais, resistência ao lidar com colegas de trabalho, falta de autonomia e cargo de gerente distrital atribuído à pessoa sem conhecimentos na área da saúde. As estratégias sugeridas foram aproximação da gestão municipal com o serviço de saúde, investimentos em educação permanente e aumento do número de recursos humanos. Os enfermeiros entendem que a assistência e o gerenciamento estão interligados a fim de garantir o cuidado à população de seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veridiana Fermino
Enfermeira. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: verifermino@yahoo.com.br.
Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal da Bahia
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil. E-mail: simoneamestoy@hotmail.com.
Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: bi.santos@bol.com.br.
Sidnéia Tessmer Casarin, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pelotas. Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil. E-mail: stcasarin@gmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Fermino, V., Amestoy, S. C., Santos, B. P. dos, & Casarin, S. T. (2017). Estratégia Saúde da Família: gerenciamento do cuidado de enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.42691
Seção
Artigo Original