Cuidado à mulher em situação de violência doméstica: representações de enfermeiras(os) hospitalares

Autores

  • Daniele Ferreira Acosta Universidade Federal do Rio Grande
  • Vera Lucia de Oliveira Gomes Universidade Federal do Rio Grande
  • Denize Cristina Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Sergio Corrêa Marques Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42471

Palavras-chave:

Violência Doméstica, Cuidados de Enfermagem, Saúde da Mulher, Assistência Hospitalar

Resumo

Estudo objetivou analisar a estrutura e os conteúdos das representações sociais de enfermeiras(os) acerca do cuidado à vítima de violência doméstica. Participaram enfermeiras(os) de dois hospitais públicos de médio porte do município do Rio Grande/RS. Os dados foram colhidos por meio de evocações livres frente ao termo indutor “cuidado à vítima” e analisados por software. As(os) enfermeiras(os) possuem as representações centradas no cuidado psicossocial demonstrado pelos termos presentes no núcleo central. Na zona de contraste infere-se a presença de um subgrupo que reconhece a importância do cuidado físico, sem se limitar a ações tecnicistas. Na periferia evidencia-se a face com o trabalho frente aos termos assistência e orientação. Profissionalismo revela a necessidade de abordar o objeto com base no saber reificado. Considera-se que por se tratar de um tema com carga emocional, somado à hospitalização e a fragilidade da vítima, o enfoque psicossocial é mais significativo no contexto do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Ferreira Acosta, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: nieleacosta@gmail.com.

Vera Lucia de Oliveira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: vlog1952@gmail.com.

Denize Cristina Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: dcuerj@gmail.com.

Sergio Corrêa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: sergiocmarques@uol.com.br.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: giovanacalcagno@furg.br.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Acosta DF, Gomes VL de O, Oliveira DC, Marques SC, Gomes GC. Cuidado à mulher em situação de violência doméstica: representações de enfermeiras(os) hospitalares. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 20º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/42471

Edição

Seção

Artigo Original