Acesso à sala de vacinas nos serviços de atenção primária à saúde

Autores

  • Ariana Vitalina Ferreira Prefeitura Municipal de Divinópolis
  • Clara Fonseca Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del-Rei
  • Juliano Teixeira Moraes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Valeria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42468

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Vacinas, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem em Saúde Comunitária

Resumo

Objetivou-se analisar o acesso às salas de vacinas nas Estratégias Saúde da Família de um município de Minas Gerais/Brasil. Trata-se de um estudo de caso único, qualitativo, realizado no ano de 2015. As salas de vacinas foram as unidades de análise do estudo. Realizadas entrevistas semiestruturadas com 49 usuários e 30 profissionais de saúde e observação da rotina de atendimento em sala de vacina. Procedeu-se a técnica de análise de conteúdo temática, com as categorias pré-estabelecidas. Os dados demonstraram que o acesso às salas de vacina na atenção primária à saúde apresentam entraves, implicando na exclusão de usuários ao serviço de imunização, por isso a importância de conhecer as dificuldades do acesso ao serviço, a fim de reorganizá-lo de forma a abranger a vacinação a todo público-alvo do Programa Nacional de Imunização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariana Vitalina Ferreira, Prefeitura Municipal de Divinópolis

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: arianaeju@hotmail.com.

Clara Fonseca Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: clarinha_fo@yahoo.com.br.

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: elietealbano@ufsj.edu.br.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro, Doutor em Ciência da Informação. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: ricardocavalcante@ufsj.edu.br.

Juliano Teixeira Moraes, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro. Doutorado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: julianotmoraes@hotmail.com.

Valeria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunto da da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: valeriaoliveira@ufsj.edu.br.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Ferreira AV, Oliveira CF, Guimarães EA de A, Cavalcante RB, Moraes JT, Oliveira VC de. Acesso à sala de vacinas nos serviços de atenção primária à saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 18º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/42468

Edição

Seção

Artigo Original