Acesso à sala de vacinas nos serviços de atenção primária à saúde

Autores

  • Ariana Vitalina Ferreira Prefeitura Municipal de Divinópolis
  • Clara Fonseca Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ricardo Bezerra Cavalcante Universidade Federal de São João del-Rei
  • Juliano Teixeira Moraes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Valeria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.42468

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Vacinas, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem em Saúde Comunitária

Resumo

Objetivou-se analisar o acesso às salas de vacinas nas Estratégias Saúde da Família de um município de Minas Gerais/Brasil. Trata-se de um estudo de caso único, qualitativo, realizado no ano de 2015. As salas de vacinas foram as unidades de análise do estudo. Realizadas entrevistas semiestruturadas com 49 usuários e 30 profissionais de saúde e observação da rotina de atendimento em sala de vacina. Procedeu-se a técnica de análise de conteúdo temática, com as categorias pré-estabelecidas. Os dados demonstraram que o acesso às salas de vacina na atenção primária à saúde apresentam entraves, implicando na exclusão de usuários ao serviço de imunização, por isso a importância de conhecer as dificuldades do acesso ao serviço, a fim de reorganizá-lo de forma a abranger a vacinação a todo público-alvo do Programa Nacional de Imunização.

Downloads

Biografia do Autor

Ariana Vitalina Ferreira, Prefeitura Municipal de Divinópolis

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Divinópolis. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: arianaeju@hotmail.com.

Clara Fonseca Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: clarinha_fo@yahoo.com.br.

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: elietealbano@ufsj.edu.br.

Ricardo Bezerra Cavalcante, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro, Doutor em Ciência da Informação. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: ricardocavalcante@ufsj.edu.br.

Juliano Teixeira Moraes, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeiro. Doutorado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: julianotmoraes@hotmail.com.

Valeria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Adjunto da da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: valeriaoliveira@ufsj.edu.br.

Publicado

25/08/2017

Edição

Seção

Artigo Original