Estilo e qualidade de vida de coletores de resíduos

  • Flávia Mendes da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital das Clínicas
  • Paulo Henrique Alves de Sousa Hospital São João de Deus
  • Renata Cristina da Penha Silveira Universidade Federal de São João Del-Rei
Palavras-chave: Estilo de Vida, Qualidade de Vida, Coletores, Lixo, Enfermagem do Trabalho

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o estilo e qualidade de vida dos coletores de resíduos e comparar seus respectivos domínios. Estudo transversal e analítico, realizado com 43 coletores de resíduos de uma cidade do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um formulário contendo dados socioeconômicos e demográficos, WHOQOL-Bref e o Estilo de vida Fantástico (EVF). Os resultados mostraram que houve associação significativa entre os resultados do questionário WHOQOL-Bref e EVF (p<0,05), indicando que maiores escores de qualidade de vida estão associados a melhores estilos de vida. Apesar das condições adversas inerentes ao trabalho executado pelos coletores e as causas externas a ele, como clima, odor, peso, esforço físico e baixos salários, houve avaliação satisfatória para as questões que compõem a Qualidade de Vida e o estilo de vida. A partir do exposto, ficou evidente que o trabalho, saúde, qualidade e estilo de vida se relacionam e determinam o perfil do trabalhador tanto na vida subjetiva quanto na laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Mendes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Hospital das Clínicas
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira Oncológica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: flavia.mendes25@yahoo.com.br.
Paulo Henrique Alves de Sousa, Hospital São João de Deus
Nutricionista. Técnico de enfermagem do Hospital São João de Deus. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: spaulohenrique@hotmail.com.
Renata Cristina da Penha Silveira, Universidade Federal de São João Del-Rei

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: renatasilveira@ufsj.edu.br.

Publicado
31-12-2017
Como Citar
Silva, F. M. da, Sousa, P. H. A. de, & Silveira, R. C. da P. (2017). Estilo e qualidade de vida de coletores de resíduos. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.42349
Seção
Artigo Original