Processo de auditoria e faturamento de contas em hospital geral privado: um estudo de caso

  • Raquel Silva Bicalho Zunta Universidade Paulista
  • Antônio Fernandes Costa Lima Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Palavras-chave: Faturamento, Documentação, Auditoria de Enfermagem, Estudos de Casos

Resumo

Mapear, descrever e validar o processo de auditoria e faturamento de contas e recursos de glosas em um hospital geral, de grande porte, privado, foi o objetivo deste estudo. Pesquisa exploratória, descritiva, do tipo estudo de caso. Foram realizados momentos de observação não participante nos Setores de Auditoria Interna e de Recurso de Glosas do hospital visando o mapeamento dos processos objeto de estudo. Os dados obtidos foram validados por especialistas da área de auditoria de contas hospitalares, internos e externos ao hospital. Os processos, descritos e ilustrados na forma de três Fluxogramas, favorecem aos profissionais racionalizar as atividades e o tempo despendido no faturamento hospitalar evitando/minimizando a ocorrência de falhas e gerando resultados financeiros mais eficazes. O mapeamento, a descrição e a validação dos processos de auditoria e faturamento e recurso de glosas propiciaram maior visibilidade e legitimidade às ações desenvolvidas pelos enfermeiros auditores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Silva Bicalho Zunta, Universidade Paulista
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Paulista. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: rsbzunta@gmail.com.
Antônio Fernandes Costa Lima, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: tonifer@usp.br.
Publicado
01-12-2017
Como Citar
Zunta, R., & Lima, A. (2017). Processo de auditoria e faturamento de contas em hospital geral privado: um estudo de caso. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.42082
Seção
Artigo Original