Dor como motivo de busca para assistência ao trabalho de parto hospitalar

Autores

  • Maria de Lourdes Silva Marques Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Thais Érika Giaxa Serviço Móvel de Emergência do município de Marília
  • Regina Célia Popim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Silmara Meneguin niversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.41332

Palavras-chave:

Trabalho de Parto, Gestantes, Dor, Enfermagem Obstétrica

Resumo

O estudo objetivou compreender a influência da dor como motivo de busca para assistência ao trabalho de parto hospitalar. Utilizou-se a abordagem fenomenológica socioexistencial, proposta por Schütz. Participaram do estudo nove gestantes conduzidas à maternidade, no período de fevereiro a junho de 2013. A entrevista norteou-se pelas questões: Conte-me como a dor influenciou sua decisão de procurar o hospital. Qual o significado da dor para você nesta fase da gestação? Os discursos foram submetidos à análise ideográfica e nomotética, em que emergiram as seguintes categorias: identificação da dor, dor com perdas vaginais, permanência e progressão da dor, influência de familiares para a identificação da dor. O estudo possibilitou compreender a influência da dor na complexidade do trabalho de parto, tendo em vista sua subjetividade e multifatoriedade. Evidenciou-se também que nem sempre é possível racionalizar acerca da dor em virtude do meio sociocultural no qual a gestante está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Silva Marques Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Botucatu, SP, Brasil. E-mail: malusa@fmb.unesp.br.

Thais Érika Giaxa, Serviço Móvel de Emergência do município de Marília

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Serviço Móvel de Emergência do município de Marília. Marília, SP, Brasil. E mail: thaiserika@hotmail.com.

Regina Célia Popim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Botucatu, SP, Brasil. E-mail: thaiserika@hotmail.com.

Silmara Meneguin, niversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Enfermeira, Doutora em Cardiologia. Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Botucatu, SP, Brasil. E-mail: silmeneguin@fmb.unesp.br.

Publicado

15/05/2017

Como Citar

1.
Ferreira M de LSM, Giaxa T Érika, Popim RC, Meneguin S. Dor como motivo de busca para assistência ao trabalho de parto hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de maio de 2017 [citado 28º de março de 2024];19:a12. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/41332

Edição

Seção

Artigo Original