Satisfação do paciente e acompanhante quanto ao atendimento de necessidades de cuidados de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v19.41138Palavras-chave:
Satisfação do Paciente, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
Estudo descritivo-exploratório conduzido junto a 411 pacientes e seus acompanhantes com o propósito de examinar a percepção e nível de satisfação de ambos quanto ao atendimento das necessidades de cuidados durante o período de hospitalização e, também, verificar a associação deste nível com variáveis sociodemográficas e características da hospitalização e da unidade. Na coleta de dados foi utilizado instrumento autoadministrado. O escore de satisfação dos pacientes/acompanhantes variou de 3,6(0,4) a 4,6(0,4). As necessidades emocionais e espirituais (81 e 82%), segurança (83 e 67%) e atenção (87 e 61%) foram as mais atendidas. Encontrou-se associação entre satisfação e algumas variáveis sociodemográficas e características da hospitalização. De maneira geral, os pacientes e seus acompanhantes mostraram-se satisfeitos com o atendimento das necessidades de cuidados, porém algumas áreas importantes apresentaram déficit de satisfação demandando maior atenção da equipe de enfermagem.
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