Satisfação do paciente e acompanhante quanto ao atendimento de necessidades de cuidados de enfermagem

Autores

  • Priscila Fernandes Martins Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Hospital do Coração
  • Marcia Galan Perroca Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.41138

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Estudo descritivo-exploratório conduzido junto a 411 pacientes e seus acompanhantes com o propósito de examinar a percepção e nível de satisfação de ambos quanto ao atendimento das necessidades de cuidados durante o período de hospitalização e, também, verificar a associação deste nível com variáveis sociodemográficas e características da hospitalização e da unidade. Na coleta de dados foi utilizado instrumento autoadministrado. O escore de satisfação dos pacientes/acompanhantes variou de 3,6(0,4) a 4,6(0,4).  As necessidades emocionais e espirituais (81 e 82%), segurança (83 e 67%) e atenção (87 e 61%) foram as mais atendidas. Encontrou-se associação entre satisfação e algumas variáveis sociodemográficas e características da hospitalização. De maneira geral, os pacientes e seus acompanhantes mostraram-se satisfeitos com o atendimento das necessidades de cuidados, porém algumas áreas importantes apresentaram déficit de satisfação demandando maior atenção da equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Fernandes Martins, Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Hospital do Coração

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital do Coração do Instituto de Moléstias Cardiovasculares. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: fernandespri@hotmail.com.

Marcia Galan Perroca, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: marcia.perroca@gmail.com.

Publicado

16/08/2017

Edição

Seção

Artigo Original