Satisfação do paciente e acompanhante quanto ao atendimento de necessidades de cuidados de enfermagem

  • Priscila Fernandes Martins Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Hospital do Coração
  • Marcia Galan Perroca Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Palavras-chave: Satisfação do Paciente, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Estudo descritivo-exploratório conduzido junto a 411 pacientes e seus acompanhantes com o propósito de examinar a percepção e nível de satisfação de ambos quanto ao atendimento das necessidades de cuidados durante o período de hospitalização e, também, verificar a associação deste nível com variáveis sociodemográficas e características da hospitalização e da unidade. Na coleta de dados foi utilizado instrumento autoadministrado. O escore de satisfação dos pacientes/acompanhantes variou de 3,6(0,4) a 4,6(0,4).  As necessidades emocionais e espirituais (81 e 82%), segurança (83 e 67%) e atenção (87 e 61%) foram as mais atendidas. Encontrou-se associação entre satisfação e algumas variáveis sociodemográficas e características da hospitalização. De maneira geral, os pacientes e seus acompanhantes mostraram-se satisfeitos com o atendimento das necessidades de cuidados, porém algumas áreas importantes apresentaram déficit de satisfação demandando maior atenção da equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Fernandes Martins, Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Hospital do Coração
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital do Coração do Instituto de Moléstias Cardiovasculares. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: fernandespri@hotmail.com.
Marcia Galan Perroca, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil. E-mail: marcia.perroca@gmail.com.

Publicado
28-11-2017
Como Citar
Martins, P. F., & Perroca, M. G. (2017). Satisfação do paciente e acompanhante quanto ao atendimento de necessidades de cuidados de enfermagem. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.41138
Seção
Artigo Original