Exposição a situações de risco para mortalidade em usuários de álcool e outras drogas

  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Ligia Maria Souza Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde
  • Ivania Vera Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Rafael Alves Guimarães Universidade Federal de Goiás
  • Rayrane Clarah Chaveiro Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Rodrigo Lopes de Felipe Universidade Federal de Uberlândia
  • Inaina Lara Fernandes
Palavras-chave: Saúde Pública, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Morte, Saúde Mental

Resumo

O objetivo do estudo foi estimar a prevalência de exposição a situações de risco para mortalidade em usuários de álcool e outras drogas, e analisar seus fatores associados. Trata-se de estudo observacional, de corte transversal realizado com indivíduos com transtornos decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas, segundo diagnóstico médico, que estavam em clínicas particulares de reabilitação e que relataram já terem tido experiências de risco de morte. Foi encontrada a prevalência de exposição ao risco de mortalidade de 45,9%, o que reafirma a seriedade e a complexidade da situação de saúde e social. Associaram-se ao resultado ter transtorno mental grave e doença infecciosa. A saúde mental dessa população demanda, portanto, atenção especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Catalão da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: roselmalucchese@gmail.com.
Ligia Maria Souza, Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde
Enfermeira. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: ligiamms@live.com.
Ivania Vera, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Catalão da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: ivaniavera@gmail.com.
Rafael Alves Guimarães, Universidade Federal de Goiás
Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás, nível Doutorado. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: rafaelalvesg5@gmail.com.
Rayrane Clarah Chaveiro, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem de Catalão da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: rayraneclarah16@hotmail.com.
Rodrigo Lopes de Felipe, Universidade Federal de Uberlândia
Farmacêutico, Mestre em Ciências Veterinárias. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil. E-mail: rlfarmaceutico@bol.com.br.
Inaina Lara Fernandes
Enfermeira. Catalão, GO, Brasil. E-mail: inainalara@hotmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Lucchese, R., Souza, L. M., Vera, I., Guimarães, R. A., Chaveiro, R. C., Felipe, R. L. de, & Fernandes, I. L. (2017). Exposição a situações de risco para mortalidade em usuários de álcool e outras drogas. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.41136
Seção
Artigo Original