Estilo de vida e trabalho de crianças e adolescentes em Programas Saúde da Família

  • Renata Cristina da Penha Silveira Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei http://orcid.org/0000-0002-5804-7931
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Trabalho de Menores, Saúde do Trabalhador, Estilo de Vida, Enfermagem, Estratégia Saúde da Família

Resumo

O objetivo desta investigação foi analisar o estilo de vida e trabalho de crianças e adolescentes cadastrados em Programas de Saúde da Família de cidade do interior paulista. Estudo de abordagem quantitativa, descritiva e transversal, em que crianças e adolescentes foram entrevistados por questionário socioeconômico e laboral e o instrumento Estilo de Vida Fantástico. Os dados foram analisados pelo programa SPSS, versão 19.0. De 168 entrevistados, a maioria era menina (51,8%), com média de idade de 12,79 anos; parda (50%); residente em habitações populares (73,8%) e sem estudar (28,5%); 14% trabalhavam e 84 famílias recebiam auxílio do Programa Bolsa Família. Quanto ao estilo de vida e trabalho, não houve diferença significativa (Z=0,87; p=0,39). O estudo mostrou que mesmo trabalhando, estudando e ajudando os familiares em tarefas domésticas, os entrevistados possuíam tempo para brincar e se divertir e sentir felicidade, indicando que o trabalho não influenciou em seu estilo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Cristina da Penha Silveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei. Divinópolis, MG, Brasil. E-mail: renatasilveira@ufsj.edu.br.
Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: avrmlccr@eerp.usp.br.

Publicado
28-11-2017
Como Citar
Silveira, R. C. da P., & Robazzi, M. L. do C. C. (2017). Estilo de vida e trabalho de crianças e adolescentes em Programas Saúde da Família. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.40497
Seção
Artigo Original