Legislações e recomendações brasileiras relacionadas à saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores da saúde

Autores

  • Zilah Cândida Pereira das Neves Pontifícia Universidade Católica de Goiás http://orcid.org/0000-0002-2339-8790
  • Anaclara Ferreira Veiga Tipple Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Katiane Martins Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Adenícia Custódia Silva Souza Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Milca Severino Pereira Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.40427

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Acidentes de Trabalho, Riscos Ocupacionais, Legislação como Assunto, Educação em Enfermagem

Resumo

Estudo objetivou identificar e analisar as recomendações e as legislações brasileiras relacionadas ao risco biológico entre trabalhadores da área da saúde. Pesquisa documental, com busca às legislações e recomendações publicadas a partir de junho de 1978 até dezembro de 2015, mediante consulta aos documentos digitais do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária e “riscobiologico.org”. Foram encontradas 37 normas e legislações, sendo 25 publicadas pelo Ministério da Saúde, 10 pelo Ministério do Trabalho e Emprego e duas pelo Gabinete da Casa Civil. Os documentos analisados abrangem as diversas áreas dos serviços de saúde e trazem em seu escopo determinações específicas para a proteção do trabalhador. Conclui-se que a evolução das legislações e recomendações mostra contribuições importantes para a proteção da saúde do trabalhador e, tem agregado novas determinações advindas dos avanços científicos e tecnológicos, subsidiados pelas informações epidemiológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zilah Cândida Pereira das Neves, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Horista Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: zilahcpneves@gmail.com.

Anaclara Ferreira Veiga Tipple, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: anaclara.fen@gmail.com.

Katiane Martins Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor de Magistério Superior Classe A do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: katiane2303@gmail.com.

Adenícia Custódia Silva Souza, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: adeniciafen@gmail.com.

Milca Severino Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: milcaseverino@gmail.com.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Neves ZCP das, Tipple AFV, Mendonça KM, Souza ACS, Pereira MS. Legislações e recomendações brasileiras relacionadas à saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores da saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 20º de outubro de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/40427

Edição

Seção

Artigo Original