Qualidade da consulta de enfermagem na assistência ao pré-natal de risco habitual

  • Isabelly Gomes de Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Lígia Laura de Sousa Castro
  • Anderson Mariano Massena Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Lydia Vieira Freitas dos Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Leilane Barbosa de Sousa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Cuidado Pré-Natal, Avaliação, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade da consulta de enfermagem na assistência ao pré-natal de risco habitual. Estudo descritivo, realizado em Redenção, Ceará, com base na observação não participante de cinco enfermeiros, cada um em três consultas de pré-natal, totalizando 15 observações, subsidiado por um formulário tipo check-list com variáveis recomendadas pelo Ministério da Saúde na estratégia do Programa de Qualidade na Assistência (PROQUALI). Os resultados evidenciaram que a assistência foi considerada satisfatória para o quesito acolhimento, parcialmente satisfatória para anamnese, orientações em saúde e exame físico. Assim, a assistência pré-natal foi classificada como parcialmente satisfatória, pois atividades essenciais à promoção de uma gestação sem intercorrências não foram realizadas. Isto traz a necessidade de investimentos em desenvolvimento de recursos humanos e maior acompanhamento da qualidade da assistência pelos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelly Gomes de Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, nível Mestrado. Redenção, CE, Brasil. E-mai: isa_belly_oliveira@hotmail.com.
Lígia Laura de Sousa Castro
Enfermeira. Redenção, CE, Brasil. E-mai: ligialaura@live.com.
Anderson Mariano Massena, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Enfermeiro. Redenção, CE, Brasil. E-mail: andersonmassena@gmail.com.
Lydia Vieira Freitas dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil. E-mail: lydia@unilab.edu.br.

Leilane Barbosa de Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE, Brasil. E-mail: leilane@unilab.edu.br.
Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos, Universidade Estadual do Ceará
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: saiwori@unilab.edu.br.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Oliveira, I. G. de, Castro, L. L. de S., Massena, A. M., Santos, L. V. F. dos, Sousa, L. B. de, & Anjos, S. de J. S. B. dos. (2017). Qualidade da consulta de enfermagem na assistência ao pré-natal de risco habitual. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.40374
Seção
Artigo Original