A maternidade de mães lésbicas na perspectiva da enfermagem: revisão integrativa

  • Firley Poliana da Silva Lucio Universidade Federal de Pernambuco
  • Ednaldo Cavalcante de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Poder Familiar, Homossexualidade Feminina, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica nacional e internacional da enfermagem sobre a maternidade lésbica. Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados Scopus, Cinahl, Lilacs e BDENF. Os critérios de inclusão para seleção da amostra foram: artigos publicados de 2010-2015, em Inglês, Português e Espanhol, e critérios de exclusão: teses, dissertações, monografias, editoriais, estudo de caso e artigos de revisão. O resultado constituiu-se de cinco artigos que descreviam as experiências em três países acerca da homoparentalidade. A análise revelou incipiência da temática no âmbito científico da enfermagem, e evidenciou precariedade na qualidade da assistência dos profissionais da saúde, em especial enfermeiros, com abordagem preconceituosa e discriminatória. Portanto, é imprescindível a garantia da excelência na qualidade dos serviços de saúde às lésbicas nos diversos cenários do cuidar, de modo a ganhar maior visibilidade, a fim de que suas necessidades sejam compreendidas e convertidas em ações efetivas que contemplem suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Firley Poliana da Silva Lucio, Universidade Federal de Pernambuco
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: polianalucio2014@gmail.com.
Ednaldo Cavalcante de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco
Enfermeiro, Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: ednenjp@gmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Lucio, F. P. da S., & Araújo, E. C. de. (2017). A maternidade de mães lésbicas na perspectiva da enfermagem: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.40304
Seção
Artigo de Revisão