Vulnerabilidade da pessoa idosa no acesso aos serviços prestados na Atenção Primária

  • Keylla Talitha Fernandes Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Fabiana Maria Rodrigues Lopes de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria das Graças Melo Fernandes Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Enfermagem Geriátrica, Vulnerabilidade em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Idoso

Resumo

Inquérito domiciliar com delineamento descritivo que objetivou identificar a vulnerabilidade programática entre os idosos adstritos à Estratégia Saúde da Família. Estudo realizado com 368 idosos do município de João Pessoa/PB entre os meses de fevereiro e abril de 2014 por meio de entrevista estruturada. Realizou-se a análise descritiva dos dados e o Teste Quiquadrado de Pearson. Dentre a população investigada, 76,6% não possuía plano privado de saúde e utilizava com maior frequência os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (96,2%). Além disso, verificou-se que os idosos residentes em áreas de média vulnerabilidade social apresentaram maior procura por atendimento nas unidades de saúde pública (96,5%). Evidenciou-se que a condições sociodemográficas e a vulnerabilidade social podem influenciar diretamente à busca e o acesso aos serviços de saúde pela população idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keylla Talitha Fernandes Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, nível Doutorado. Professora Substituto da Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: keyllafernandes@gmail.com.
Fabiana Maria Rodrigues Lopes de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, nível Doutorado. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: fabianarodriguesenf@yahoo.com.br.
Maria das Graças Melo Fernandes, Universidade Federal da Paraíba
Enfermeira, Doutora em Sociologia. Professora Associado da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: graacafernandes@hotmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Fernandes Barbosa, K. T., Rodrigues Lopes de Oliveira, F. M., & Melo Fernandes, M. das G. (2017). Vulnerabilidade da pessoa idosa no acesso aos serviços prestados na Atenção Primária. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.40200
Seção
Artigo Original