Concepções da equipe de odontologia da atenção primária à saúde sobre precauções padrão

Autores

  • Ana Paula Mhirdaui Sanches Universidade Federal de São Carlos
  • Michely Aparecida Cardoso Maroldi
  • Darlyani Mariano da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Eugenia Roseira Santa Casa de Misericórdia de São Carlos
  • Isis Pienta Batista Dias Passos Universidade Federal de São Carlos
  • Rosely Moralez de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.39960

Palavras-chave:

Odontologia, Exposição a Agentes Biológicos, Riscos Ocupacionais, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivou identificar a concepção da equipe de odontologia da Atenção Primária em Saúde (APS) quanto às precauções padrão (PP), os obstáculos para seu uso e a segurança do local de trabalho. Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 70,27% da equipe de odontologia da APS de município paulista, utilizando-se Escalas de Fatores Psicossociais e Organizacionais que Influenciam a Adesão às Precauções-Padrão. Os domínios da escala obtiveram escores intermediários e o valor geral do Coeficiente Alfa de Cronbach foi aceitável. No domínio “Clima de Segurança”, os profissionais destacaram fragilidades diante dos riscos ocupacionais, consideram o acúmulo de atividades e a falta de tempo obstáculos para a adesão às PP, além de reconhecerem a importância da educação continuada sobre a temática. Conclui-se que essa realidade compromete a prática clínica e a segurança, do profissional e do usuário, sendo necessária ampliação das discussões sobre biossegurança tanto na formação como no ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Mhirdaui Sanches, Universidade Federal de São Carlos

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: anapaula_ms10@hotmail.com.

Michely Aparecida Cardoso Maroldi

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: mimaroldi@yahoo.com.br.

Darlyani Mariano da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: darlyufscar@yahoo.com.br.

Camila Eugenia Roseira, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. São Carlos, SP, Brasil. Enfermeira da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. E-mail: c_roseira@yahoo.com.

Isis Pienta Batista Dias Passos, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Carlos. Técnico administrativo da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: isispienta@gmail.com.

Rosely Moralez de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Saúde Mental. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: rosely@ufscar.br.

Publicado

30/11/2016

Como Citar

1.
Sanches APM, Maroldi MAC, Silva DM da, Roseira CE, Passos IPBD, Figueiredo RM de. Concepções da equipe de odontologia da atenção primária à saúde sobre precauções padrão. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de novembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];18:e1192. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/39960

Edição

Seção

Artigo Original