Intervenção educativa sobre parada cardiorrespiratória intra-hospitalar: conhecimento dos profissionais de enfermagem de unidades médico-cirúrgicas

  • Reginaldo Passoni dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Lili Marlene Hofstatter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ariana Rodrigues da Silva Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sidnei Roberto Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Hospital Universitário
Palavras-chave: Parada Cardíaca, Ressuscitação Cardiopulmonar, Capacitação em Serviço, Enfermagem

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar o efeito de uma intervenção educativa sobre parada cardiorrespiratória no conhecimento teórico de profissionais de enfermagem em unidades de internação médico-cirúrgica. Estudo quase experimental, desenvolvido com profissionais atuantes em duas unidades de internação, de um hospital universitário público do Paraná. Como intervenções educativas, realizaram-se treinamentos teórico-práticos. Aplicaram-se um questionário antes e, imediatamente após os treinamentos. Consideraram-se valores de p <0,05, como significativos. Dos 47 profissionais presentes nas unidades, 37 (78,72%) participaram do pré-teste e 32 (68,09%) do pós-teste. Identificou-se prevalência de mulheres, com idade entre 31 e 45 anos, que trabalhavam em sua unidade laboral e apresentavam tempo de formação profissional maior que cinco anos. Os escores obtidos após as intervenções educativas (pós-teste) apresentaram aumento estatisticamente significativo (p<0,0001), em relação ao pré-teste. A intervenção educativa colaborou, positivamente, no conhecimento teórico dos profissionais de enfermagem sobre parada cardiorrespiratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reginaldo Passoni dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeiro. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto senu em Biociências e Saúde, nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil. E-mail: regi-pas@hotmail.com.
Lili Marlene Hofstatter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Professora Titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil. E-mail: lm_hofstatter@yahoo.com.br.
Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil. E-mail: arscarvalho@gmail.com.
Sidnei Roberto Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Hospital Universitário
Enfermeiro, Mestre em Promoção da Saúde. Enfermeiro Assistencial no Pronto Socorro do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil. E-mail: sidneiunioeste@gmail.com.
Publicado
28-11-2017
Como Citar
Santos, R. P. dos, Hofstatter, L. M., Carvalho, A. R. da S., & Alves, S. R. (2017). Intervenção educativa sobre parada cardiorrespiratória intra-hospitalar: conhecimento dos profissionais de enfermagem de unidades médico-cirúrgicas. Revista Eletrônica De Enfermagem, 19. https://doi.org/10.5216/ree.v19.39945
Seção
Artigo Original