Preocupação com quedas em pessoas idosas atendidas em um Centro de Atenção Integral

Autores

  • Elizandro Correia de Araújo
  • Kaisy Pereira Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Janyne Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Kátia Nêyla de Freitas Macedo Costa Docente de Enfermagem da UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.39899

Palavras-chave:

Envelhecimento, Acidentes por Quedas, Cuidados de Enfermagem

Resumo

As quedas são fatores preocupantes em pessoas idosas, por ocasionarem diversas complicações. O objetivo desta pesquisa foi identificar o nível de preocupação em cair, relacionando-o com as doenças autorreferidas e o histórico de quedas dos idosos atendidos em um Centro de Atenção Integral. Tratou-se de um estudo descritivo com 80 idosos. Os resultados demonstraram que existe uma preocupação extrema a respeito da possibilidade de cair na maior parte dos idosos do sexo feminino, em sua maioria casados, entre 60-79 anos e com uma baixa renda mensal; há preocupação extrema também para aqueles que possuem hipertensão arterial e artrite e artrose. A enfermagem deve estabelecer ações de cunho integral que contemplem o mapeamento dos idosos com risco de queda e realizem uma conscientização desses idosos e familiares quanto às formas de prevenção deste evento, tendo como finalidade preveni-lo e ao mesmo tempo reduzir o medo de cair.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandro Correia de Araújo

Enfermeiro. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: correiaelizandro@gmail.com.

Kaisy Pereira Martins, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal da Paraíba. Professor Assistente do Centro Universitário de João Pessoa. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: kaisyjp@hotmail.com.

Raquel Janyne Lima, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: raqueljanine@hotmail.com.

Kátia Nêyla de Freitas Macedo Costa, Docente de Enfermagem da UFPB

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: katianeyla@yahoo.com.br.

Publicado

30-11-2016

Como Citar

Araújo, E. C. de, Martins, K. P., Lima, R. J., & Costa, K. N. de F. M. (2016). Preocupação com quedas em pessoas idosas atendidas em um Centro de Atenção Integral. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.39899

Edição

Seção

Artigo Original