Caracterização do comportamento de cuidadores informais de pacientes com feridas no âmbito hospitalar

Autores

  • Taynara Kelly Guimarães
  • Rosacelia Ribeiro de Sousa Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Débora Gontijo Coelho Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Hélio Galdino Júnior Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-5570-8183

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v19.39588

Palavras-chave:

Enfermagem Médico-Cirúrgica, Cuidadores, Ferimentos e Lesões, Cicatrização, Curativos Oclusivos

Resumo

O cuidado com feridas no ambiente hospitalar continua no domicílio após a alta e é realizado pelo cuidador informal. Objetivou-se com este estudo caracterizar o comportamento do cuidador informal durante o tratamento de feridas de pacientes hospitalizados. Estudo prospectivo, realizado com 39 cuidadores de pacientes com feridas, em um hospital universitário do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados por meio da observação direta não participante e entrevista. Verificou-se que 94,9% dos cuidadores permaneceram na enfermaria durante o curativo. Destes, 97,3% ficaram próximos ao paciente; 73% observaram atentamente; 54,1% conheciam a evolução da ferida; 59,5% se envolveram no procedimento e fizeram questionamentos sobre o curativo e/ou materiais utilizados. A maioria dos cuidadores de pessoas hospitalizadas com feridas, tem interesse e participam de algum modo, na realização do curativo. A equipe de enfermagem pode aproveitar tais momentos para orientar o cuidador e prepará-lo para os cuidados no domicílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynara Kelly Guimarães

Enfermeira. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: taynara-kelly@hotmail.com.

Rosacelia Ribeiro de Sousa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: rosaceliasousa@yahoo.com.br.

Débora Gontijo Coelho, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: debora_gc16@hotmail.com.

Hélio Galdino Júnior, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor em Medicina Tropical. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: heliogjr@yahoo.com.br.

Publicado

28-11-2017

Como Citar

1.
Guimarães TK, Sousa RR de, Coelho DG, Galdino Júnior H. Caracterização do comportamento de cuidadores informais de pacientes com feridas no âmbito hospitalar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 30º de julho de 2021];19. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/39588

Edição

Seção

Artigo Original