Causas de readmissão hospitalar após cirurgia cardíaca

Autores

  • Bárbara Rodrigues Nunes Barreiros
  • Estela Regina Ferraz Bianchi Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Ruth Natalia Teresa Turrini Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
  • Vanessa de Brito Poveda Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-5839-7253

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.39529

Palavras-chave:

Enfermagem Perioperatória, Readmissão do Paciente, Infecção da Ferida Operatória, Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares

Resumo

Objetivou-se identificar o perfil e as causas de readmissão de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Estudo retrospectivo, descritivo, realizado por meio de revisão de prontuários de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio ou implante de prótese valvar com readmissão posterior. A amostra foi constituída por 62 pacientes. A taxa de readmissão foi de 5,9%. A infecção do sítio cirúrgico foi a principal causa de readmissão em 87,5% dos pacientes submetidos à revascularização do miocárdio e em 12,5% dos implantes de prótese valvar (p?0,001) e esteve associada às variáveis obesidade (p=0,05) e dislipidemia (p=0,007). A identificação dos pacientes em risco para o desenvolvimento de infecção do sítio cirúrgico pode minimizar as taxas de readmissão e diminuir os custos associados ao cuidado, e, merece um planejamento diferenciado de ações multiprofissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Rodrigues Nunes Barreiros

Enfermeira. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: bahbarreiros@hotmail.com.

Estela Regina Ferraz Bianchi, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Assessora de Pesquisa em Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: estelarfb@gmail.com.

Ruth Natalia Teresa Turrini, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutorado em Saúde Pública. Professor Livre Docente da da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: rturrini@usp.br.

Vanessa de Brito Poveda, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: vbpoveda@usp.br.

Publicado

08-12-2016

Como Citar

Barreiros, B. R. N., Bianchi, E. R. F., Turrini, R. N. T., & Poveda, V. de B. (2016). Causas de readmissão hospitalar após cirurgia cardíaca. Revista Eletrônica De Enfermagem, 18. https://doi.org/10.5216/ree.v18.39529

Edição

Seção

Artigo Original