Intervenções de Enfermagem para idosos que envelheceram em instituições psiquiátricas: mapeamento cruzado

Autores

  • Tatiana Gomes da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Priscilla Alfradique de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v18.39049

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Psiquiátrica, Processos de Enfermagem

Resumo

Objetivou-se realizar o mapeamento cruzado de termos da linguagem de Enfermagem com o sistema de Classificação das Intervenções de Enfermagem, em prontuários de idosos com transtornos psiquiátricos. Trata-se de pesquisa documental, de mapeamento cruzado, com amostra intencional, composta por 30 prontuários de idosas com transtornos psiquiátricos. A coleta e a análise ocorreram entre julho de 2013 a maio de 2014, em três etapas. Foram encontradas 392 intervenções normalizadas, que resultaram em 33 intervenções, média de 13 por usuários, representadas por 15 intervenções do domínio comportamental e 10 do fisiológico básico. “Orientação para a realidade”, “Melhora da socialização”, “ Assistência no autocuidado: atividades essenciais da vida diária” e “Apoio familiar” estiveram em 100% dos prontuários. Foram descritas 16 atividades por intervenção. O mapeamento cruzado permitiu construir termos correspondentes às Intervenções de Enfermagem cotidianas em saúde mental, contribuindo para a prática assistencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Gomes da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora de enfermagem no Núcleo Assistencial Franco da Rocha. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: tatii-gomes@bol.com.br.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. E-mail: rosifesa@enf.uff.br.

Priscilla Alfradique de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: priscillalfradique@gmail.com.

Publicado

30/11/2016

Como Citar

1.
Silva TG da, Santana RF, Souza PA de. Intervenções de Enfermagem para idosos que envelheceram em instituições psiquiátricas: mapeamento cruzado. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de novembro de 2016 [citado 10º de agosto de 2022];18. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/39049

Edição

Seção

Artigo Original